Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Sincor-SP lança site que exibe a história dos corretores de seguros

19 de maio de 2015

exposicao

O internauta poderá acompanhar um período de, aproximadamente, 500 anos de história

 

Está no ar o site da exposição “O corretor de seguros através dos séculos”. O ambiente online tem o seguinte endereço eletrônico:www.historiacorretordeseguros.com.br. A iniciativa é do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP).

O internauta poderá acompanhar um período de, aproximadamente, 500 anos de história, retratando as transformações culturais que permearam a trajetória dos corretores de seguros no Brasil. Isso desde a primeira sociedade de seguros brasileira, a Companhia Boa Fé, na Bahia, criada em 1808 com a vinda família real portuguesa para o Brasil, até os dias atuais, com especial destaque para a luta que durou mais de 30 anos e culminou, em 1964, com a regulamentação da profissão no Brasil.

O site contempla também informações objetivas, curiosas e interessantes. Um dos exemplos é que, há mais de 3 mil anos, os babilônios já faziam acordos pelos quais mercadores respondiam conjuntamente por materiais roubados em assaltos a caravanas.

Além disso, o conteúdo abre espaço para o desenvolvimento do cálculo das probabilidades no século XVII e, alguns anos depois, a construção de tabelas de distribuição da população por idade, que lançaram as bases do cálculo atuarial. Trata-se da ciência que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas para calcular probabilidade de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios e indenizações de um contrato de seguro.

Fartamente ilustrado, o site traz reproduções de obras de grandes mestres da pintura de alguma forma relacionadas ao tema de seguros, incluindo também fotos e documentos históricos como uma apólice do século XVIII.

O lançamento foi no último dia 7 na cidade Bauru (SP) e a exposição itinerante percorrerá as 30 regionais do Sincor-SP no estado de São Paulo.

Fonte: Sincor-SP