Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Sincor-AL promove palestra sobre relacionamento com os clientes

05 de dezembro de 2017

Por Alexandre Lino

Professor da Escola Nacional, Rodrigo Maia defende que corretor amplie fidelização com vendas consultivas

Convidado do Sindicato dos Corretores de Alagoas, o professor Rodrigo Maia, da Escola Nacional de Seguros, esteve em Maceió na quinta-feira (23) para uma palestra que durou cerca de uma hora e meia, mas que fez o tempo passar rapidamente. Ele deu dicas importantes de como efetuar o contato com o cliente, destacando que, no mercado de hoje, é preciso que o corretor preste, realmente, um trabalho de consultoria ao seu cliente. O evento aconteceu durante um café regional servido aos corretores de seguros no restaurante da Casa da Indústria, no Farol.

“O cliente não quer mais o ‘Corretor Doril: Vendeu, sumiu’. Ele quer um corretor pra chamar de seu, que esteja presente, que participe dos momentos que ele precise”, foi o que disse Rodrigo Maia, mantendo a descontração, o bom humor e a didática que prende a atenção o público do início ao fim da apresentação promovida pelo Sincor/AL. “Quem faz venda goela abaixo perde clientes, é necessário que a venda seja consultiva. Você tem que ajudar seu cliente a esclarecer o que ele pretende ter”, contou.

Maia lembrou que a profissão de corretagem de seguros é totalmente relacional, por isso é preciso que o corretor saiba com quem está se relacionando na sua carteira, como gasta seu tempo e com quais tipos de clientes. Os que entenderem isso vão sobreviver ao avanço dos aplicativos no mercado. “Esses clientes vão adquirir uma cesta de benefícios com o corretor em quem eles confiam”, afirmou. “É preciso ter uma rotina de processos para que a qualidade seja uma base do trabalho da corretora e da equipe”, disse.

Rodrigo Maia falou sobre a evolução do marketing ao longo do tempo: desde o início, quando o marketing estava focado na empresa, passando pelo produto, vendas e por fim no cliente e atendimento, momento em que se inicia o marketing de relacionamento – as três fases dos últimos 30 anos. “É preciso pensar no longo prazo. O negócio, hoje, tem de ser na base do ganha-ganha: ganha quem vende e ganha quem compra é assim que o cliente de hoje entende, pois ele pensa em fazer um mundo melhor”, explicou citando empresas que ganharam fãs no lugar de clientes, como a Netflix, Nubank e os Postos Ipiranga.

O professor deu dicas aos corretores presentes de como analisar o perfil de cada cliente, observando as necessidades para poder tomar ações fundamentadas como base na cultura, processos e tecnologia. Rodrigo Maia apontou temas como habilidades técnicas e operacionais necessárias aos corretores, ações de estruturação ou reestruturação do negócio, e conceitos de planejamento para atingir resultados crescentes e sustentáveis. “É preciso olhar para o cliente não mais como cliente, mas como ser humano”, observando que empresas que não seguem princípios éticos estão perdendo vendas.

Ao encerramento, o presidente Edmilson Ribeiro elogiou a palestra e o público que compareceu, destacando que os cursos promovidos, através da parceria, envolvendo o Sincor/AL e a Escola Nacional de Seguros, visam aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais, que descobrem novas técnicas e elevam a qualidade do mercado local. “Esse tipo de atividade é voltado para a qualificação continuada dos profissionais do mercado dos seguros em Alagoas, ganham todos que participam e ampliam sua percepção”, afirmou.

QUEM

Rodrigo Maia é formado em Comunicação, pós-graduado em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Atua no Mercado de Seguros desde 1997, dedicando-se ao desenvolvimento de pessoas com foco em competências relacionadas à estratégia do negócio. Ele já esteve outras vezes em Alagoas, apresentando suas palestras que focam muito no atendimento, relacionamento e formação dos corretores de seguros.