Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Setembro Vermelho: doenças cardiovasculares já mataram mais de 270 mil brasileiros em 2022

09 de setembro de 2022

No mês dedicado à saúde do coração, médico reforça importância de tratar fatores de risco para evitar patologias, como hipertensão e infarto agudo do miocárdio

O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção às doenças cardiovasculares, termo genérico utilizado para designar todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas já foram responsáveis pela morte de 272 mil brasileiros entre os meses de janeiro e agosto de 2022.

Hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, arritmias, trombose venosa ou arterial, miocardite, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita e aneurisma estão na lista das doenças que mais matam.

O cirurgião cardiovascular do Sistema Hapvida Maceió, Dr. José Leitão, reforça a importância de tratar os fatores de risco para evitar o desenvolvimento dessas e de outras patologias e alerta: é urgente repensar a forma como vivemos para que o nosso coração possa pulsar de maneira saudável.

Atenção ao uso nocivo do álcool e tabaco

O médico afirma que a maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis de vida e, por isso, é necessário a mudança comportamental para evitar colocar a saúde em risco.

“O uso do álcool e do cigarro, tanto o convencional quanto o eletrônico, é extremamente nocivo à saúde do coração. Também não podemos nos esquecer da dieta, que, muitas vezes, é rica em gorduras, carboidratos e sódio. A falta de atividade física também é outro fator de risco importante que deve ser observado e não deve ser deixado de lado”, diz.

O especialista explica que, para manter uma dieta mais saudável, é preciso incluir alimentos ricos em fibras, ômega 3 e antioxidantes com regularidade, sem esquecer de moderar o consumo de carne vermelha, embutidos e industrializados.

O sono e a saúde do coração

Dr. José Leitão também chama atenção para a importância do controle da pressão arterial, índice glicêmico, colesterol, estresse, ansiedade e qualidade do sono – essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e para a saúde cardíaca.

“A redução das horas de sono da população, em função do excesso de atividades diárias, é capaz de afetar não apenas o raciocínio e a aprendizagem, mas também a saúde do coração, já que a privação do sono aumenta o risco de infartos e AVCs”.

Check up cardiológico

Por fim, quando se trata de cuidar da saúde do coração, o acompanhamento de um médico cardiologista e realização de exames de check up também são indispensáveis.

“O check up deve ser realizado, especialmente, nas pessoas que tem algum parente de primeiro grau com alguma doença cardíaca, já que a herança genética também é um fator de risco importante. Nesses casos, recomendo o acompanhamento anual com um profissional capacitado. Ao ouvir o coração com frequência é possível detectar de forma precoce algumas doenças cardiovasculares, o que reflete em um tratamento com mais chances de sucesso. A prevenção sempre será o melhor remédio”, conclui o médico do Sistema Hapvida Maceió.