Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Sesau inicia Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias em Maceió

27 de junho de 2022

Ação ocorre até esta terça-feira (28), no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (27), mais uma etapa do Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias. A ação está ocorrendo no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e se estende até esta terça-feira (28), onde a população tem acesso a consultas e exames pré-cirúrgicos.

Criada pela Sesau, a Maratona de Cirurgias tem como objetivo zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, em decorrência da Pandemia da Covid-19, e vai contemplar alagoanos até novembro deste ano. A primeira e a segunda etapa do Mutirão de Avaliação aconteceram na semana passada, nos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Durante esses dois dias, as pessoas que comparecerem ao HMA devem ser contempladas com as cirurgias ortopédicas, de colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, perineoplastia, postectomia, de catarata e pterígio. Além de exames laboratoriais, também estão sendo disponibilizados exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para agilizar o diagnóstico, até confirmar o agendamento da cirurgia.

Beneficiada – A assistente administrativo, Magaly Braz, de 60 anos, ficou sabendo da Maratona de Cirurgias por meio das redes sociais. Ela aguarda pela cirurgia de catarata há mais de um ano e conseguiu agendar o procedimento cirúrgico.

“Estou correndo para agendar a minha cirurgia há mais de um ano. Fiz alguns exames, mas não consegui dar continuidade ao processo, porque eles são muito caros. Ontem fiquei sabendo desse mutirão e vim. Graças a Deus estou saindo daqui com minha cirurgia agendada. Estou maravilhada com tudo que vi aqui, fiz meus exames, o pessoal sempre muito atencioso comigo. Estou muito feliz e agradecida!”, disse.

Já a diarista Marlene Albuquerque, de 48 anos, descobriu recentemente a necessidade de passar por procedimento cirúrgico de hérnia. “Estou saindo daqui hoje com minha cirurgia marcada. Ela será dia 4 de agosto e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo!”, salientou.

Entusiasmada com a possibilidade de sair da fila de espera por uma cirurgia de histerectomia, a moradora do conjunto Eustáquio Gomes, Margareth Freitas, de 51 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas. “Estou aguardando minha cirurgia há três anos. São três anos nessa luta e conseguir marcar hoje”, comemorou.

Durante o Mutirão de Avaliação, a secretária executiva de Ações de Saúde da Sesau, Geonice Peixoto, destacou a humanização no atendimento e a agilidade no início das cirurgias no Sertão. “Aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas já deram entrada mais de 780 pessoas até o meio dia desta segunda. E Além disso, os municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema iniciaram as cirurgias das pessoas que passaram pela triagem semana passada. As pessoas estão sendo atendidas de uma forma humanizada e saindo daqui com suas cirurgias agendadas”, assegurou Geonice.