Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Seduc realiza Gincana Educativa para grêmios estudantis das escolas estaduais

18 de junho de 2024

Cecília Calado / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta sexta-feira (14) a Gincana Educativa dos Grêmios Estudantis. Em clima junino, a competição acontecerá das 13h às 16 h, na sala Ponta Verde, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Ao todo, estima-se a presença de cerca de 500 estudantes do ensino médio da rede pública estadual, representando 74 grêmios estudantis da rede estadual de Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira e que compõem a 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação (GEEs).

A superintendente da Rede Estadual de Educação, Dileusa Costa, menciona que o objetivo da gincana é fomentar o protagonismo juvenil e incentivar a equidade no ambiente escolar.

“A gincana é um incentivo para que os alunos contribuam de maneira efetiva com a gestão da escola, construindo um ambiente democrático e inclusivo. Também é uma forma de fazermos com que eles se envolvam e criem um sentimento de pertencimento à escola. Além disso, trabalharemos também com eles o tema do nosso ano letivo, que é o incentivo à equidade”, destaca. 

Na ocasião, também estarão presentes a secretária de estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o deputado federal por Alagoas, Rafael Brito e a secretária Especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino.

Programação 

As atividades a serem realizadas na disputa são de caráter dinâmico e lúdico, incluindo quiz, criação de mascotes e gritos de guerra e apresentação de quadrilhas juninas.

Os estudantes gremistas serão divididos em dois grupos, intitulados como “A” e “B”, e cada grupo terá 5 equipes. As equipes do grupo “A” corresponderão aos grêmios estudantis das unidades de ensino da 1ª Gerência Especial de Educação, e as do grupo “B”, aos grêmios das unidades da 13ª.

A equipe vencedora será definida na sétima atividade, entre as equipes que ficaram em 1ª lugar no grupo “A” e “B”. Ambas equipes, devem escolher um estudante para participar do quiz, que será composto por quatro perguntas. 

Sobre os grêmios estudantis

Os grêmios estudantis representam os interesses dos estudantes junto à gestão escolar, à sociedade e aos movimentos estudantis. Eles têm voz ativa nas decisões, apresentando ideias, sugestões e críticas.

Ainda este ano, as escolas da rede estadual de ensino se mobilizaram para a eleição dos representantes dos grêmios estudantis. O pleito teve início no dia 6 de maio e as chapas vencedoras foram empossadas no dia 10 do mesmo mês.