Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Saúde para todos: Triagem para Maratona de Cirurgia em Maceió tem movimento intenso

30 de junho de 2022

Flávia da Conceição chegou cedo no HMA e conseguiu agendar a cirurgia após 8 anos de espera

Foto: Carla Cleto

Ruana Padilha

O segundo dia de avaliação para a Maratona de Cirurgias na capital alagoana teve movimento intenso, nesta quarta-feira (29). A iniciativa, que acontece no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, é uma ação do Governo do Estado para facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas.

Com a cirurgia de histerectomia agendada para o dia 14 de agosto, a moradora do bairro do Benedito Bentes, Flávia da Conceição, de 54 anos, chegou cedo no hospital e destacou a ansiedade para a cirurgia. Ela contou que aguardava o procedimento cirúrgico há cerca de oito anos e comemorou o agendamento. “Esse mutirão de cirurgia é como se tivéssemos ganhado na mega sena, porque nós esperamos tantos anos para fazer a cirurgia e dinheiro ninguém tem. Então, para mim, essa foi uma grande oportunidade. Muita gente estava precisando disso, veio como uma vitória para muitas pessoas”, enfatizou.

Buscando cirurgia de fimose para o filho de 14 anos, a moradora da cidade de Paulo Jacinto, Karine Albuquerque (34), viajou até a capital para agendar o procedimento. “Meu filho é especial, autista, e desde ele pequeno eu corro atrás para ele fazer os exames para cirurgia, mas, até hoje, não consegui. Minha amiga me falou do mutirão, então decidi vir pra cá e, graças a Deus, eu consegui e ele já irá fazer os exames e depois vou agendar a cirurgia. Tô muito feliz aqui, todos foram muito atenciosos comigo e, principalmente, com ele que é especial”, ressaltou.
Esperando há dois anos para cirurgia ginecológica, a dona de casa Cristiane Nascimento, de 34 anos, procurou o mutirão após ver a divulgação na TV. “Estou achando esse mutirão maravilhoso, quando vi anunciando na TV, vi a oportunidade para conseguir a cirurgia que já tô esperando há tanto tempo. Deveriam fazer mais vezes esse mutirão, pois tem muitas pessoas que precisam”, destacou. Geonice Peixoto, secretária executiva de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ressaltou a importância da Maratona de Cirurgias para a população. “O programa segue em execução, levando ao paciente um tratamento humanizado, com a realização dos exames pré-operatórios e o agendamento das cirurgias. Nossa meta é atender toda a demanda da região de Maceió, para que as pessoas que aguardavam sua cirurgia tenham a total condição de melhorar de vida. Iniciativas como essa mostram como o Governo de Alagoas está mudando a vida do alagoano”, salientou.


Os pacientes que compareceram à Maratona foram consultados por médicos especialistas nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, urologia, ginecologia e oftalmologista. Eles também realizaram exames laboratoriais, exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para acelerar o diagnóstico e agendamento da cirurgia.