Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Saúde de Maceió recebe premiação nacional por bom desempenho na Atenção Primária

26 de dezembro de 2022

Concedida pelo Ministério da Saúde, premiação ocorreu em Brasília e reconhece o trabalho desempenhado por diversas cidades do país na melhoria dos indicadores de saúde

A Saúde de Maceió segue dando exemplo ao Brasil. Em reconhecimento ao bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária, a capital foi premiada no “Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da APS: Boas Práticas de Gestão no Âmbito do Programa Previne Brasil”, que ocorreu em Brasília (DF).

A coordenadora e a técnica da Atenção Primária da capital, Ednalva Araújo e Araci Silvestre, representaram a Secretaria Municipal de Saúde no evento, que contou com representantes de 29 municípios brasileiros.

Os participantes do evento compartilharam as experiências exitosas do segmento, levando em conta o resultado dos indicadores analisados no Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária.

A técnica da Atenção Primária, Araci Silvestre, responsável pelo Previne Brasil em Maceió, destacou que, a exemplo do 1º quadrimestre, Maceió repetiu agora, nos resultados dos Indicadores de Financiamento da Atenção Básica do 2º quadrimestre, a 1ª colocação no Programa entre as capitais do Nordeste. “Alcançamos o 2º lugar no Brasil, ficando a frente de capitais como Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Brasília (Distrito Federal), com a média de 7,53”, afirmou

Um dos instrumentos que ajudaram Maceió a chegar nesse patamar foi a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativo com painel de monitoramento que têm estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da APS por parte das equipes de saúde.

“Hoje todos os nossos agentes de saúde usam tablet para facilitar o acesso e o registro da informação coletada junto à população, ampliando cadastros. Uma situação inédita é a recente criação de aplicativo para monitorar, em tempo real, todas as equipes de Saúde da Família, o que está contribuindo para a melhoria dos nossos indicadores”, revelou a coordenadora de Atenção Primária de Maceió, Ednalva Maria de Araújo Silva.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, pontuou que o reconhecimento reflete o esforço da Prefeitura de Maceió em colocar em prática as ações necessárias para ampliar a assistência em saúde no Município, aproximando os serviços da população maceioense.

“Temos como exemplo o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária (eAPs), a vacinação eficiente e a implantação de iniciativas como o Remédio em Casa, o Corujão da Saúde e o Saúde da Gente, que contribuem para a melhoria de nossos indicadores e temos como resultado esse reconhecimento”, comemorou.

Indicadores e avaliação

Maceió tem seus indicadores avaliados dentro do recorte de capitais, do qual fazem parte as cidades com mais de 500 mil habitantes. É dentro deste recorte que Maceió apresenta resultados acima da média, liderando entre as capitais do Nordeste, ocupando o 1º lugar do Nordeste entre as capitais e o 4º lugar no Brasil entre os melhores desempenhos da Atenção Primária no país.

Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte capital, resultado obtido no primeiro quadrimestre de 2022 do Programa Previne Brasil.