Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Samu capacita profissionais de União dos Palmares sobre urgência e emergência

30 de maio de 2023

Instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) capacitaram 22 profissionais de saúde que atuam no Programa Melhor em Casa do município de União dos Palmares. A capacitação ocorreu nesta quinta-feira (25) no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, no Farol.

O objetivo da capacitação foi preparar os profissionais para atuarem com segurança nas principais urgências e emergências clínicas, a exemplo de infarto agudo de miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), crises convulsivas, parada cardíaca e distúrbios endocrinológicos. O treinamento também foi destinado a assegurar que, em caso de necessidade, os conhecimentos aprendidos sejam colocados em prática, até que os socorristas do Samu cheguem ao local da ocorrência.

Participaram da capacitação, que teve como instrutores o médico e coordenador do NEP, Jordiran Soares, o enfermeiro Heubert de Lima e a técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves, profissionais de Nível Médio e Superior, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, odontólogos e técnicos de enfermagem. Estes profissionais atuam no município de União dos Palmares, fazendo visitas domiciliares a pacientes acamados ou com restrição de mobilidade.

“Essa capacitação nos ajuda a salvar mais vidas de forma mais adequada, porque os profissionais podem colaborar conosco. É uma satisfação vê-los, a cada dia, se capacitando para atender melhor a população alagoana, principalmente a assistida pelo Programa Melhor em Casa”, salientou o coordenador geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva.

Conforme o  coordenador do NEP da Central Maceió, médico Jordiran Valeriano Soares, o Samu tem cumprido uma importante missão na comunidade, desempenhando um papel de agente capacitador de diversos segmentos da saúde. “Por meio desta iniciativa garantimos um atendimento qualificado e seguro para a população alagoana”, destacou.

A médica líder do Programa Melhor em Casa de União dos Palmares, Adélia Maria Oliveira, salientou que o treinamento foi fundamental para ampliar o conhecimento da equipe multidisciplinar na área de urgência e emergência. “Para participar da capacitação trouxemos o máximo de profissionais de toda a nossa equipe, com o propósito de alinhar os procedimentos e as condutas de saúde frente a uma urgência ou emergência”, enfatizou a médica.