Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Saiba como driblar a falta de tempo em 2023 e incluir treinos em sua rotina

26 de dezembro de 2022

Escolher uma atividade física que gere prazer e sensação de bem-estar ajuda a manter o foco e motivação dos praticantes

Por Elzir Souza –  Algo Mais Consultoria e Assessoria

Muitas pessoas planejam sair do sedentarismo e ter uma vida mais ativa em 2023. No entanto, o que vem sendo o calcanhar de aquiles para quem busca iniciar ou manter uma atividade física é a falta de tempo, motivação, exigência por resultados imediatos e até mesmo a desculpa da falta de uma academia por perto. Mas uma maneira eficaz de começar o ano pode ser com a prática de um exercício simples, como uma caminhada.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre a população de 18 anos ou mais de idade, 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos, ou seja, não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.

Por ser um modo de vida que não exige esforços e poupa grande estoque de energia que poderia ter sido usado ao longo do dia, o sedentarismo está ligado a uma série de fatores que podem prejudicar a saúde, gerando doenças cardiovasculares e a obesidade. Sendo assim, algumas dicas para sair do sedentarismo são bem-vindas para quem deseja estabelecer em 2023 uma rotina ativa.

A prática de exercícios físicos proporciona vários benefícios que passam pela melhora da qualidade de vida e pelo aumento da autoestima de quem realiza. Segundo o professor do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit/SE), Adelmax Pedral, os benefícios vão além da disposição física, pois melhora a qualidade de sono, proporciona controle do estresse, reduz o risco de doenças cardiovasculares, reduz o risco de câncer e melhora a qualidade de vida.

“A primeira coisa para sair do sedentarismo é buscar algo que movimente o corpo, qualquer atividade que gere um gasto calórico. Quando for praticar qualquer exercício para fugir do sedentarismo é sempre aconselhável ter ao seu lado uma companhia que possa te motivar e estar em conjunto fazendo os movimentos, seja caminhada, corrida, natação ou pedalada. Outro ponto importante é escolher algo que gere prazer e sensação de bem-estar”, recomenda Adelmax Pedral.

Conseguir se afastar do sedentarismo sem ter disponibilidade é um grande obstáculo. A falta de tempo é a justificativa da maioria das pessoas para não iniciar a prática de atividades físicas. Mas o que a maioria não sabe é que existe a possibilidade de driblar essa falta de horário e começar a incluir treinos curtos em sua rotina.

“Por causa da correria do dia a dia de trabalho, é recomendado que as pessoas  achem um tempinho para praticar alguma atividade, seja de 20 ou 30 minutos, antes de ir trabalhar, no horário do almoço ou quando chegar em casa. Mesmo que curto, ele já é muito benéfico para quem quer fugir do sedentarismo e quer ter uma vida saudável, uma vida ativa”, indica o educador físico.

Ele ainda destaca que o importante é movimentar o corpo. E conforme você se habitua aos exercícios, você pode também aumentar gradualmente não só a intensidade deles, mas o tempo que reserva para praticá-los.