Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Rota Lagunar: projeto inovador visa popularizar passeios nas principais lagoas do estado

14 de março de 2023

Primeira parada acontece no mês de abril em Jequiá da Praia

Representação literal das belezas existentes em Alagoas, mas um tanto longe da rota turística do estado, os espaços aquáticos denominados de lagoas se tornam foco em um projeto inovador de fomento ao turismo alagoano. Batizado de Rota Lagunar, os passeios pelas águas doces têm atraído cada vez mais a atenção do público e de especialistas.

Através de um instagram de recomendações de viagens surgiu o despertar para rotas pouco conhecidas por Damiana Mirele Costa, ou simplesmente Mira, uma paraibana que mora em Maceió há 20 anos. Em maio de 2021, durante o lançamento da cachaça Roteiro, o primeiro passeio da rota lagunar foi realizado como um projeto piloto pela lagoa Manguaba, em Riacho Velho, povoado da cidade de Marechal Deodoro. Na oportunidade, 70 pessoas estiveram presentes na rota.

A lagoa, que é a maior do estado com 45 km de extensão, se tornou objeto de estudo de Mira, que começou a conhecer outras lagoas, algumas até pouco populares e utilizadas. A partir disso, foi um ano de estudos e planejamentos de estratégias para fomentar o turismo nessas regiões.

“Eu tinha o desejo de levar essa experiência para as pessoas daqui, de uma forma mais intensa, humana, acolhedora e aconchegante. Um dia bem legal como se tivesse realmente viajando para um lugar fora. E consegui montar todo esse roteiro com uma diversidade de sabores, paisagens, sons e conhecimento”, relata Mira.

Na concepção original só seriam duas rotas, mas após uma visita a lagoa Mundaú, na comunidade do Vergel, outras foram adicionadas ao roteiro. No entanto, no caso da lagoa Mundaú, a rota funcionaria de forma diferente, voltada para os moradores e dependentes da lagoa para sua sobrevivência.

“Para fazer a rota eu preciso sinalizar as estradas com a sinalização da rota lagunar. Porque esse é um tipo de turismo necessário para fomentar a comunidade local. O objetivo é divulgar as rotas existentes ali, a arte, cultura, gastronomia, mercado e turismo que são poucos conhecidos. E para isso, é preciso que as vias estejam sinalizadas. Assim, mesmo que você esteja em São Paulo e queira vir pra cá e uma agência não tiver um passeio naquele dia, você pode pegar seu carro, entrar no nosso site, vê como é a rota e como chegar a cada lugar, além de ter dicas do que comer e locais para se hospedar”, ressalta a idealizadora do projeto.

Fugindo do circuito praia, e ainda contando com o fato de que o turismo é a segunda maior arrecadação financeira do estado, a rota visa criar estruturas para que se possa levar os turistas para lagoas pouco conhecidas. São oito produtos com experiência para fomentar o turismo, abrangendo locais como o Vergel, Pilar, Riacho Velho e Jequiá.

Após o piloto realizado em 2021, a primeira saída oficial acontecerá na Lagoa de Jequiá, no próximo dia 16 de abril. Contemplando um dia inteiro de passeio pelas belezas da paradisíaca Jequiá da Praia, com locais de destaque como o Rio Gelado e outras surpresas.