Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Riscos patrimoniais são tema de palestra no Sincor-SC

10 de novembro de 2015

patrimonialLázaro Zani Sobrinho, vice-presidente da UIB Re Brasil, estará no dia 12 de novembro fazendo uma palestra para os corretores de Santa Catarina sobre o mercado de riscos patrimoniais. Ele explica que o tema da palestra é “O Mercado de Seguros Patrimoniais e os Riscos de Difícil Colocação” e que desde a abertura do mercado de Resseguros em 2007, algumas atividades industriais e de prestação de serviços encontram escassez de capacidade, aumento de custos e/ou restrição de coberturas. Isso, segundo ele, apesar da abundância de capacidade e da queda de preços nos mercados segurador e ressegurador.

Ele disse que armazéns de depósitos, supermercados, indústria de móveis, fabricas de colchão e espuma, indústria de produtos plásticos, depósitos de produtos químicos e combustíveis, entre outros, são exemplos dessa situação. “Mesmo riscos que historicamente apresentam uma boa experiência em termos de sinistralidade e dispõem de um adequado sistema protecional têm encontrado dificuldade em renovar suas apólices de risco patrimonial”.

O executivo diz que as seguradoras optaram por, em detrimento a oferta de capacidade para essas atividades, comprar contratos com limites bastante altos, mas com várias restrições em relação a essas atividades. “Individualmente, esses riscos, sobretudo os de menor porte em relação ao volume de ativos segurados, também não encontram amparo nas colocações facultativas de resseguro”, explica.

A palestra organizada pelo Sincor-SC tem como objetivo, de acordo com Sobrinho, explicar aos corretores porque isso acontece e também discutir algumas possíveis soluções para esse problema. “Esse é um tema que aflige e atinge o dia a dia dos corretores”, diz. Para o executivo, essa é uma questão conjuntural, que o corretor sente os efeitos do problema mas talvez não entenda as razões e, portanto, “tem dificuldade em colaborar com a solução”, analisa.

Serviço:

O que: Palestra “O Mercado de Seguros Patrimoniais e os Riscos de Difícil Colocação”

Quando: Dia 11/11/15 às 18 horas, Joinville/SC, na Sede da ACIJ

e 12/11/15 às 18 horas, em Blumenau/SC, na Sede do SINCOR-SC

Inscrições: (47) 3326-894 ou e-mail administrativo@sincor-sc.com.br