Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Referência para alto risco, Santa Mônica é destaque nos cuidados aos bebês prematuros

16 de novembro de 2023

Ascom / Maternidade Escola Santa Mônica

“Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, esse é o tema da campanha do Novembro Roxo 2023, mês dedicado à prematuridade. Em Alagoas, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) é referência no assunto. De janeiro a dezembro de 2022, 553 bebês prematuros nasceram na eMESM. Em 2023, somente de janeiro a setembro, 447 bebês já vieram ao mundo prematuramente na unidade.

No próximo dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. O bebê considerado prematuro é aquele que nasce antes da 37ª semana de gravidez, tomando como base que uma gestação completa pode variar entre 37 e 42 semanas. De acordo com dados preliminares do Painel de Monitoramento de Nascidos Vivos do DataSUS, somente no Brasil foram registrados quase 300 mil nascimentos prematuros em 2022.

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) traz os dados mundiais. Segundo o documento, 152 milhões de bebês nasceram prematuros na última década e a cada 40 segundos, um bebê prematuro vai a óbito. Estima-se que 13,4 milhões de bebês nasceram prematuros só em 2020, com quase um milhão de mortes ocorrendo por complicações relacionadas com o parto precoce.

Por esse motivo, pautar a prematuridade é também tratar acerca de saúde pública, e dedicar um mês para a discussão da temática e suas abordagens, como a importância da amamentação, do leite materno, do contato pele a pele, do método canguru, pode salvar vidas.

A equipe multidisciplinar da Maternidade Escola Santa Mônica trabalha diuturnamente acompanhando mães e bebês, em sua maioria, prematuros. A unidade conta com setores que são referência no Estado, como o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e fornece leite materno para os recém-nascidos, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), que trabalha com o método canguru e presta assistência humanizada qualificada ao recém-nascido prematuro e sua família, além da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco).