Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Protagonismo feminino é marca na prefeitura de Arapiraca

02 de março de 2023

Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)

Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

A inteligência, a força e a sensibilidade são marcas da presença das mulheres na Prefeitura de Arapiraca.

No mês comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, o profissionalismo das servidoras municipais está presente nas salas, corredores do Centro Administrativo Antônio Rocha, nas escolas, creches, unidades de saúde e outros prédios públicos da cidade.

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública mostra que as mulheres representam 64% do total de servidores ativos e inativos na prefeitura. Desse total, 4.138 servidoras estão na ativa, 1.170 são aposentadas e 757 pensionistas.

O protagonismo das mulheres no serviço público municipal é uma marca presente em todas as gestões do prefeito Luciano Barbosa.

Exemplo disso é a participação das mulheres nas tomadas de decisões na administração. A começar pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, sob o comando da servidora de carreira Ariluce Cerqueira.

Advogada, especialista em Direito Público, Ariluce já exerceu os cargos de controladora-geral, secretária de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Arapiraca e também nos municípios de Marechal Deodoro e Limoeiro de Anadia, entre outras atividades no serviço público em Alagoas.

O primeiro escalão também é formado por mais cinco mulheres: a engenheira Carol Valeriano na Secretaria Municipal de Serviços Públicos; a assistente social Fabrícia Galindo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; a socióloga Rosa Lira na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a professora Eliete Rocha na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e a médica Luciana Fonseca.

A quantidade significativa de mulheres exercendo funções e cargos de chefia no serviço público de Arapiraca evidencia uma característica marcante e que em décadas passadas eram ocupadas eminentemente por homens.

“As mulheres sempre desempenharam papel importante na história de Arapiraca, com as destaladeiras de fumo, no século passado, e nos dias atuais, com a participação, lutas e conquistas merecidas das mulheres nos espaços na gestão pública, na política e em outras atividades sociais”, destaca o prefeito Luciano Barbosa.