Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Projeto Samu nas Escolas abre inscrições para voluntários em Maceió

04 de março de 2023

Levar educação e conhecimento para a população é um dos principais pilares do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Alagoas. Por isso, o projeto Samu nas Escolas leva, desde 2014, informações para conscientizar estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio para diminuir a incidência de trotes.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que, por meio de edital de projeto de extensão, seleciona estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social de qualquer instituição de ensino para atuarem nas visitas.

Os interessados em participar do projeto podem conferir o edital de seleção no endereço https://drive.google.com/file/d/1cixT6GcC1PXD3BlEGKI17G55YxE3aZql/view. Para se inscrever, basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/18cMggHWcx2QuqdwwJ8izTWl8DfJJSBJukYc_VCPJi3U/viewform?edit_requested=true), ou buscar no Instagram @SamuNasEscolasUfal para obter mais informações sobre o projeto.

De acordo com a assistente social da Central Maceió do Samu Alagoas, Goretti Bastos, a realização dos eventos imersivos nas escolas públicas e privadas reforçam o combate aos trotes, além de levar conhecimento de primeiros socorros aos profissionais da instituição.

“Cerca de 40% das ligações que recebemos diariamente são trotes e ligações indevidas, e isso atrapalha muito o atendimento de quem mais precisa. Desde que começamos a iniciativa, já conseguimos reduzir 80% no volume dessas ligações criminosas, mas ainda é necessário avançar mais”, explicou.

Reforçar a importância de ligar gratuitamente para o 192 apenas quando necessário é uma ação fundamental para a diminuição das ligações criminosas, segundo o coordenador do Samu Maceió, o médico Jhonat Silva.

“Temos alguns casos de adultos que elaboram algumas histórias falsas, que são facilmente detectadas pelos nossos profissionais que atendem e regulam as ligações. Mas nosso maior volume vem justamente das crianças e adolescentes, que, mesmo em ligações curtas, atrapalham bastante o nosso serviço”, reforçou o supervisor.

Só nos dois primeiros meses de 2023, as Centrais Maceió e Arapiraca do Samu Alagoas receberam mais de 18 mil trotes e ligações indevidas. Antes do projeto, o Serviço recebia anualmente mais de 500 mil trotes, uma média de 41 mil chamados falsos por mês.

Cronograma

Já em vigor, as inscrições para estudantes do Ensino Superior que se interessarem em se voluntariar para atuar na iniciativa seguem abertas até a próxima segunda-feira (6). O resultado final, após entrevistas e envio de documentações, deve ser divulgado no dia 15 de março. As instituições de ensino infantil, fundamental e médio que desejarem receber o evento, devem se inscrever enviando email para ssosamumaceio@gmail.com.