Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Projeto educativo orienta crianças sobre as leis do trânsito

08 de março de 2016

educaçãotransitoPara que as boas práticas no trânsito não saiam da rotina e que os futuros condutores não desrespeitem as regras, o núcleo de Corretores de Seguros da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em parceria com a Porto Seguro, levará a Criciúma a Cidade Portinho, projeto educativo desenvolvido para crianças de 5 a 11 anos, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de março nas dependências da Satc, em Criciúma.

Com entrada gratuita, o projeto oferecerá às crianças participantes a oportunidade de trafegar de bicicleta em um circuito de estrutura inflável que simula as vias de uma cidade com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Durante toda a atividade, orientadores acompanharão os futuros motoristas e darão orientações em relação à sua conduta no trânsito.

De acordo com o presidente do núcleo de Corretores de seguros da Acic, Gilmar Severo Glashorester, o objetivo da ação é levar ao município um evento social para envolver a comunidade, pois o trânsito é uns dos setores que mais apresenta sensibilidades. “O foco será nas crianças, pois elas são receptivas às instruções, poderão repassar o que aprenderam aos familiares e serão seus fiscalizadores”, comenta.

Segundo o gerente da Porto Seguro regional de Criciúma, Walter Lattarulo, a Cidade Portinho já atendeu mais de 369 mil crianças em mais de 85 cidades e espera uma média aproximada de 1,5 mil pessoas em Criciúma. “A ideia é orientar as crianças sobre a importância das leis e do bom comportamento no trânsito, pois muitas delas virarão motoristas e lembrarão da experiência que tiveram para gerar a gentileza e a segurança no trânsito”.

O passeio pelo circuito leva, em média, 30 minutos. Ao chegarem ao local, as crianças serão orientadas por monitores e assistirão a um vídeo que mostrará boas e más condutas no trânsito. Posteriormente, elas poderão explorar o circuito e receberão multas fictícias quando não cumprirem as leis. Ao fim do percurso, todas receberão uma carteira de motorista mirim e um bloquinho de multas, no qual poderão multar os pais no dia a dia.

“Outro intuito do projeto é conscientizar os pais das crianças participantes por meio da informação que o próprio filho aprendeu durante o percurso. Ou seja, o projeto acaba atingindo os futuros motoristas e os condutores que estão nas ruas das cidades”, completa Lattarulo. O circuito receberá o público geral e escolas da região. Para verificar a disponibilidade de horário e de data, os interessados podem fazer contato pelo número 9984-7878.

Serviço:

Data: 14 a 18 de março
Horário: Das 8 horas às 12 horas e das 13 horas 17 horas – Entrada gratuita
Local: SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina | Rua Pascoal Meller, 73 – Bairro Universitário
Telefone para contato: 9984-7878

Fonte: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação