Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Projeto cultural juventude conectada mapeia nerds em Alagoas

11 de agosto de 2021

A Cultura Nerd tem crescido no estado de Alagoas. Diversas associações voltadas a esse público se formaram, eventos movimentam o estado nos dois últimos anos, principalmente durante a pandemia, onde a possibilidade de realizar atividades online garantiu o acesso a mais jovens de desenvolver atividades que se concentravam na capital alagoana. Foi pensando nessa oportunidade, que cinco associações se uniram para realizar o projeto juventude conectada.

Realizado em quatro etapas, o projeto visa mapear em torno de 10 mil nerds, dispersos entre os 102 municípios de Alagoas. Também serão implantados 13 polos culturais, um em cada microrregião, para que estes jovens possam realizar seus próprios eventos de forma fácil e acessível.

Em Alagoas, a cultura nerd se divide em 14 ramificações: RPG, gamers, kpop, cosplay, literatura, artes visuais, música, clubes sociais, sowrdplay, jogos de tabuleiro, otaku, empresas, produção de conteúdo e colecionismo.

De acordo com o presidente da associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), Jefferson Diniz, esse movimento só tem a crescer e agregar em todo o estado. “A pandemia levou todo mundo para as plataformas virtuais, lives, streamers e jogos que tem sido o novo point de encontro da juventude, então por que não aproveitar desse momento para conectar o movimente nerd que só tem avançado”.

O presidente da associação alagoana de RPG, Marcus Kelly intensificou a importância do projeto para jovens do segmento. “Antes da pandemia, Maceió realizava eventos com público de 6 mil pessoas, imagina quantos nerds não conseguiam ir até esses eventos? O projeto juventude conectada visa procurar essa galera e dar garantias de que eles possam participar de eventos em sua própria região”.

O projeto foi apresentado ao senador Rodrigo Cunha e a fundação municipal de ação cultural – FMAC, ambos acreditando que esse é o momento de investir na cultura de nossos jovens, e os transformando em agentes multiplicadores da cultura. O link para o mapeamento cultural é bit.ly/mapeamentonerd.