Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Projeto 2023: nutricionista alerta para os perigos das dietas restritivas

04 de janeiro de 2023

Projeto 2023: nutricionista alerta para os perigos das dietas restritivas e dá dicas para começar o ano com hábitos alimentares mais saudáveis

Emagrecer costuma ser uma das principais resoluções de ano novo, mas é preciso ter cuidado ao optar por dietas radicais na busca pelo corpo perfeito

Ler mais, passar mais tempo com a família, parar de procrastinar e iniciar alguma atividade física. O ano de 2023 já começou e, para muitos, esse é o período ideal para arregaçar as mangas e ir em busca de novos objetivos. E atire a primeira pedra quem nunca colocou no topo da lista de resoluções a meta de emagrecer no ano novo.

Mas, é preciso ter cuidado ao optar por dietas restritivas na busca pelo corpo perfeito. O alerta é da nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Icléa Rocha. “A restrição de calorias e de alguns grupos de alimentos até pode gerar a perda de peso, mas muitas vezes ocorre à custa de dietas não saudáveis e sustentáveis a longo prazo”, comenta.

Os prejuízos à saúde são muitos: indisposição, queda de cabelo, unhas quebradiças, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, deficiências nutricionais e até perda da massa muscular. “Também não podemos nos esquecer do reganho de peso, que ocorre geralmente quando a ingestão alimentar volta ao patamar pré-dieta. Se não houver mudança de hábito, os resultados não de sustentam”, reforça a especialista.

Mais saúde e qualidade de vida

Icléa Rocha dá dicas simples, mas úteis, que podem auxiliar o paciente na busca de mais saúde e qualidade de vida. A primeira é moderar no consumo de bebidas alcoólicas.

“Os excessos sempre trazem consequências indesejadas para a saúde. Além de sobrecarregar o fígado, o álcool é famoso por ser rico em calorias vazias, que são carboidratos que não nutrem o organismo. Se você não abre mão de um drink, tente bebê-lo mais devagar e alterne um copo de água para cada copo de bebida alcoólica”, aconselha.

Apostar em saladas, alimentos integrais e proteínas saudáveis, como ovo, peixe e frango, também são uma boa pedida. “Quanto maior a variedade no prato, menor a chance de faltar algum nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo”, diz a nutricionista.

Confira outras dicas:

  • Beba água. É comum que o cansaço e a indisposição estejam ligados à desidratação;
  • Capriche no café da manhã e invista em frutas acompanhadas de aveia, chia ou linhaça, por exemplo;
  • Na hora de montar o cardápio, opte por alimentos que dão energia e melhoram o humor, como açaí, chocolate meio amargo e oleaginosas;
  • Substitua refrigerantes por chás e sucos naturais.