Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Procon Arapiraca notifica Equatorial após denúncias de supostas irregularidades em vistorias a domicílios

02 de maio de 2023

O Procon Arapiraca encaminhou, nesta sexta-feira (28), uma notificação à Equatorial Alagoas após tomar conhecimento de diversas denúncias de procedimentos questionáveis durante vistorias realizadas pela empresa no município.

Conforme vídeo que circula nas redes sociais e que foi denunciado ao Procon Arapiraca, funcionários da Equatorial Alagoas utilizam um “pau de selfie” para obter imagens, por meio de foto e vídeo, no interior de uma residência do município. A ação é feita sem qualquer autorização do proprietário. O método de obtenção de imagens sem consentimento prévio pode ser considerado uma invasão de domicílio.

A prática foi denunciada ao Procon de Arapiraca, que iniciou uma investigação e encaminhou uma notificação à Equatorial Alagoas, exigindo que a empresa se explique e adote medidas para evitar esse tipo de procedimento. A Distribuidora tem até cinco dias úteis para responder ao órgão municipal.

De acordo com o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a privacidade é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e as empresas devem respeitá-lo em suas atividades. “A utilização de meios como o ‘pau de selfie’ para obtenção de imagens sem autorização do proprietário pode configurar uma infração aos direitos do consumidor, o que pode resultar em sanções para a empresa”, destacou.

João Pedro também informou que a denúncia foi encaminhada à Defensoria Pública.