Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Primeira-dama destaca avanços do Complexo Socioeducativo após reforma

24 de maio de 2023

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, recebeu a primeira-dama de Alagoas e coordenadora-geral do Programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, que visitou, nesta segunda-feira (22), o Complexo Socioeducativo de Alagoas, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Durante a visita, Kelmann apresentou toda a estrutura e as metodologias utilizadas pelo Governo do Estado no atendimento a adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei. A primeira-dama conversou com adolescentes e profissionais do Sistema e viu de perto os avanços ocorridos no Sistema Socioeducativo de Alagoas.

“É gratificante ver que o Estado tem trabalhado para que esses adolescentes tenham suas vidas verdadeiramente transformadas. Aqui eles são acolhidos, estão estudando e têm a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, o que é fundamental para o sucesso do seu retorno à sociedade”, afirmou Marina Dantas.

A primeira-dama observou que, mesmo privados de liberdade, os adolescentes contam com um ambiente diferenciado, que diminui a tensão do isolamento social e contribui para a sua mudança particular. Ela prestigiou ainda a exposição Jovem Empreendedora, que estimula o empreendedorismo entre as adolescentes da Unidade de Internação Feminina na produção do artesanato e da confeitaria. “É uma estrutura de excelência, que permite aos socioeducandos se desenvolverem plenamente. Nunca vi nada parecido nesse tipo de atendimento”, ressaltou.

Para Kelmann Vieira, a visita foi uma oportunidade de apresentar não só a dimensão do trabalho desenvolvido pela Seprev na medida socioeducativa, mas também mostrar o avanço deste serviço, que tem consagrado o Estado de Alagoas como referência para todo o país.

“Sob o comando do governador Paulo Dantas, o Governo de Alagoas tem realizado um brilhante trabalho na medida socioeducativa e os últimos avanços vêm coroando esse processo. Todo o Complexo Socioeducativo foi reformado e ampliado para melhor atender o nosso público, visando seu pleno desenvolvimento e reinserção social. Com isso, conseguimos reduzir em mais de 60% o número de reincidência de adolescentes no ato infracional”, enfatizou o secretário.

Também participaram da visita o secretário executivo da Seprev, André Moita, a secretária de Gestão Interna, Flávia Padilha, e o superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rego.