Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Prefeitura de Arapiraca inicia ações do projeto de segurança para idosos: “calma, pode ser golpe!”

10 de fevereiro de 2023

A Prefeitura de Arapiraca inicou, nesta quinta-feira (09), o primeiro dia de ações do projeto “Calma, pode ser golpe!”, parceria educativa entre as Secretarias Municipais de Ordem Pública e Desenvolvimento Social que vai orientar idosos sobre cuidados preventivos para que eles não caiam em golpes dos mais variados tipos. O primeiro dia de ações ocorreu no Cras Mangabeiras e reuniu cerca de 30 idosos.

Participaram da ação a secretaria de Desenvolvimento Social, Fabricia Galindo; secretário de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, e o secretário adjunto, Coronel Dogival; Presidente da Subseção da OAB Arapiraca, Daniel Fernandes, e conselheiro da Subseção, Ricardo Leite; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Edegia Porto.

Secretário municipal de Ordem Pública palestrou no Cras Mangabeiras (Foto: Maxwell Madeiro – Ascom Arapiraca)

O secretário Enio Bolivar destacou a criação da cartilha, que já traz diversas situações em que o golpe pode acontecer, como ligações informando um suposto sequestros, golpes por meio de relacionamentos, como o webnamoro, golpes de falsa ajuda no caixa eletrônico de bancos, falsas promoções e sorteios, entre outros. A cartilha ainda disponibiliza contatos em caso de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o Disque Denúncia 181, além do link disquedenuncia.seguranca.al.gov.br.

Ele também ressaltou a parceria da gestão municipal com a OAB Alagoas, que contribui com orientações legais e jurídicas de ações que possam ser tomadas caso o idoso seja vítima de um golpe. Em sua fala, Enio também exemplificou as situações com vídeos e reportagens educativas, para manter uma comunicação didática com público-alvo. “O crime que esses bandidos praticam se agravam quando se trata de idosos. Vamos tratar no que tem de mais comum nesses golpes, e precisamos combater os bandidos e prevenir. Quando prevenimos, isso não acontece. E caso aconteça, vamos orientar também sobre o que fazer e como percorrer esses caminhos da justiça”, disse.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fabricia Galindo, o projeto também tem um teor social, para que os idosos espalhem os ensinamentos. “Pensamos nesse momento socioeducativo de palestras, em parceria com os órgãos envolvidos na proteção da pessoa idoso. Espero que vocês aprendam bastante e levem as informações para outros idosos que vocês conheçam, para que a gente possa criar uma rede de orientações e fortalecer o idoso do nosso município”, orientou aos participantes.