Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Prefeito Luciano faz maior investimento da Escola de Campo com novos equipamentos agroecológicos

18 de março de 2023

Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)

Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

Com mais de três hectares de terra, o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (CAETI 5), onde funciona a Escola de Campo, no bairro Batingas, recebeu da gestão do prefeito Luciano Barbosa o maior investimento de sua história.

Na manhã e início da tarde desta sexta-feira (17), a comunidade estudantil e moradores do bairro participaram ativamente da solenidade de entrega, ampliação e modernização de todo o espaço de aprendizagem para centenas de alunos e alunas do meio rural.

Além da revitalização completa do antigo prédio, onde funcionou por vários anos o Projeto Amanhã, o prefeito Luciano Barbosa entregou novos equipamentos agroecológicos, a exemplo do aviário, o minhocário, tanque para criação de peixes, uma estufa com 252 metros quadrados, com cobertura ANTI UV para a proteção de raios ultravioleta, bem como a pavimentação completa, colocação de calçadas, praças e rampas com acessibilidade e um moderno sistema de iluminação em LED.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho; secretária municipal de Educação, Eliete Rocha; vereadores Léo Saturnino, Adriano Targino, Melquisedec Oliveira, Adriano Targino, Vicente do Remédio, Edvânio do Cangandu e Márcio do Canaã.

A superintendente do CAETI 5, Wanessa Pinheiro; o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira; o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro e presidentes de associações de moradores estiveram presentes ao evento que homenageou o ex-vereador Adalberto Saturnino de Almeida com o nome dado ao espaço de aprendizagem agroecológica.

“Esse novo espaço vai permitir a educação e um aprendizado, tanto de alunos como também de agricultores familiares do nosso município, com a promoção de hábitos de vida saudáveis, por meio de práticas simples e de defesa do meio ambiente”, falou Wanessa Pinheiro.

Ela adiantou que já estão sendo adotados novos projetos com mudas de espécies nativas para reflorestamento, como também de frutíferas. “Quero agradecer ao prefeito Luciano, ao secretário Roany, secretária Eliete e ao pessoal das secretarias de agricultura e meio ambiente pelo apoio, com todas as pessoas engajadas e unidas”, acrescentou.

Em sua fala, o ex-vereador Adalberto Saturnino agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela homenagem. “Anos atrás, saí pelas ruas pedindo votos porque sabia da competência e do compromisso de Luciano como gestor. Cheguei aqui no ano de 1947 e só havia cinco casas no bairro. Hoje, Batingas e Arapiraca estão crescendo juntas para a felicidade de todos nós”, afirmou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Léo Saturnino, que é sobrinho do ex-vereador Adalberto Saturnino, falou emocionado pela homenagem e pela entrega da obra. “Tudo o que estamos vendo nos orgulha muito. São obras por toda a cidade. No bairro Boa Vista, Alazão, Batingas, Bálsamo, Pau d’Arco, Furnas e em todos os cantos de Arapiraca. Fico feliz em acompanhar e contribuir com esse trabalho, que tem o apoio do deputado estadual Ricardo Nezinho, colegas vereadores e associações moradores de nosso município”, frisou.

Novo conceito de educação

O deputado estadual Ricardo Nezinho, por sua vez, elogiou a gestão do prefeito Luciano Barbosa pela entrega do equipamento público. “Ele renasce em sintonia com a educação ambiental para as novas gerações de Arapiraca, pela sua vocação para a agricultura e o seu desenvolvimento econômico e social. Luciano é meu amigo, mas também um administrador que dedica amor pelo que faz e para a melhoria da vida dos arapiraquenses”, destacou o deputado.

No encerramento da solenidade, o prefeito Luciano Barbosa falou da história de vida pública do ex-vereador Adalberto Saturnino e de sua importância na política e no desenvolvimento de Arapiraca. “Aqui, o prédio é homenageado com o seu nome. Esse prédio tem dezessete anos. Foi construído na gestão da prefeita Célia e eu era ministro da Integração Nacional. Ele foi concebido para fortalecer o cinturão verde e a produção de hortaliças. Essa estrutura toda ficou abandonada por muitos anos, mas agora está totalmente reestruturada porque as escolas do passado não ensinavam educação ambiental. Mas aqui temos um espaço agora para formar toda uma geração com hábitos mais saudáveis de vida e conhecimentos agroecológicos em sala de aula e atividades práticas”, salientou o prefeito Luciano Barbosa, destacando o empenho de cada membro da equipe e do esteio político com o deputado estadual Ricardo Nezinho, deputado federal Daniel Barbosa e os vereadores de bancada.