Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Portos marítimos podem garantir segurança, melhorar operações e ampliar inteligência com soluções de segurança física unificadas

24 de maio de 2023

Isso porque essas soluções possibilitam a adoção de equipamentos e softwares de segurança física e cibernética mais modernos, além de sua unificação com os sistemas de gestão já existentes nos portos. Ao garantir uma visão holística de toda a operação, oferece insights interessantes para os negócios, agiliza a tomada de decisão e contribui para melhorar os processos operacionais

O transporte marítimo é a espinha dorsal da economia global. Na verdade, aproximadamente 90% de todos os bens comercializados e seus componentes são transportados por navio e essa demanda por frete global só deve aumentar. Segundo a OCDE, os volumes de comércio marítimo triplicarão até 2050. Diante de desafios logísticos cada vez mais complexos e ameaças físicas e cibernéticas em evolução, os portos marítimos sabem que precisam passar por uma transformação digital.

“Os operadores de salas de controle e gerentes de segurança portuária enfrentam muitos desafios hoje, desde o aumento de remessas de cargas e problemas logísticos globais até o crescimento dos crimes cibernéticos e ameaças à segurança internacional. São muitas questões a monitorar e gerenciar, o que deixa a equipe sobrecarregada, tornando a necessidade de novas tecnologias para ajudar a simplificar as operações diárias e dar suporte aos profissionais premente, porém existe o desafio de lidar com os poucos recursos para navegar com sucesso na digitalização, de forma eficiente e rápida”, ressalta Alexandre Nastro, gerente de Vendas para as Verticais de Governo e Infraestrutura da Genetec Brasil.

Segundo ele, o fato é que à medida que a indústria portuária continua a crescer, os portos têm de buscar e estão se digitalizando para otimizar as operações atuais e reduzir a necessidade de investir em infraestrutura adicional para atender à demanda. “A ligação entre segurança portuária e operações é clara. Maior volume geralmente leva a tempos de espera mais longos, reduzindo a eficiência e aumentando os riscos associados à segurança e proteção. Os portos marítimos que dependem de sistemas analógicos isolados para suas necessidades de segurança geralmente se debatem para dar conta e continuar a usar sistemas separados pode piorar os acúmulos, gerando atrasos operacionais significativos e maior risco de violações de segurança, incluindo invasões de perímetro”, explica Nastro.

As plataformas de segurança física unificadas construídas em uma arquitetura aberta fornecem aos operadores de salas de controle portuários e aos gerentes de segurança portuária as ferramentas que precisam para reduzir a complexidade e se concentrar nas ações de maior impacto para resolver os problemas quando surgirem. Conectar os diferentes sistemas em uma plataforma aberta, como o Genetec Security Center, também pode permitir que os portos adotem novas tecnologias, como mapas e rastreadores, que contribuem para operações eficientes.

Outro diferencial é que a implementação de uma plataforma aberta é vital para proteger os trabalhadores e a infraestrutura crítica, assim como para ajudar a gerenciar os riscos associados ao aumento de volume e congestionamento. “Ao associar essa plataforma aberta com cibersegurança ganhasse ainda mais eficiência, além de ajudar a manter os estivadores, marinheiros, caminhoneiros e outros trabalhadores seguros. Isso porque ao unificar sistemas e processos, a equipe portuária obtém uma visão completa dos locais e eventos, o que pode melhorar a segurança e as operações diárias. Um sistema de segurança física unificado fornece aos operadores uma visão holística, o que lhes permite identificar incidentes rapidamente, responder a eventos rapidamente e otimizar as operações”, detalha Nastro.
Os benefícios de uma solução de segurança unificada e aberta

Uma solução unificada oferece apoio ao crescimento dos negócios a longo prazo, suportando às necessidades de evolução, facilitando o fluxo e o gerenciamento de dados nas atividades de segurança do porto. Com uma plataforma aberta, como o Genetec Security Center™, os portos marítimos podem combinar videomonitoramento IP com analíticos de dados para prever possíveis problemas operacionais, como, por exemplo, contar e medir o número de contêineres em navios que estão no cais esperando para serem descarregados.

É possível também implementar um módulo de gestão de controle de acesso dentro do sistema de segurança, que possibilite às empresas instaladas no porto rastrear os visitantes e gerenciar as atividades de segurança do site com facilidade. Desse modo, o sistema de segurança pode incluir mapas interativos, que podem melhorar a consciência situacional e a eficiência operacional ao monitorar com eficácia o tráfego marítimo e terrestre. Esse mapeamento interativo oferece aos operadores a capacidade de navegar dinamicamente pelos ambientes e de gerenciar grande número de câmeras, portas, câmeras de reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), áreas de intrusão e outros dispositivos de segurança a partir de uma única interface. Isso fornece cobertura completa e em tempo real de todas as instalações no contexto e permite que os operadores monitorem o carregamento e descarregamento de contêineres, bem como determinem a localização dos caminhões que se deslocam pelo porto.

Outra vantagem é ter uma plataforma aberta, unificada e ciberneticamente segura, pois os hardwares sempre correm o risco de serem comprometidos. “Isso porque câmeras de vídeo e leitores de controle de acesso podem ser ponto de entrada para agentes mal-intencionados e uma violação de dados pode ser financeiramente devastadora, causar grandes atrasos nas operações ou expor a infraestrutura e o pessoal a ameaças físicas. A proteção de dados, incluindo imagens de vídeo, listas de controle de acesso, informações confidenciais de satélite, detecção de sensores e informações de mapeamento de rotas, deve ser um fator decisivo durante o processo de seleção de uma solução de segurança física”, ressalta o gerente da Genetec.

De acordo com Nastro, além disso, um sistema de segurança unificado construído em um sistema de arquitetura aberta oferece maior flexibilidade para fazer upgrade e expandir o arsenal tecnológico à medida que as necessidades do porto evoluem, o que facilita a adição de licenças e módulos se for preciso sem se preocupar com problemas de compatibilidade.

Um benefício adicional é a capacidade de integrar fluxos de dados de terceiros, como tráfego, serviços públicos e feeds meteorológicos em uma solução de segurança, o que aumenta a agilidade, pois dados altamente específicos e relevantes podem ser adicionados à plataforma de forma rápida e fácil. “Quando os portos marítimos podem optar por apresentar informações contextualmente com mapas dinâmicos ou visualmente em painéis operacionais em relatórios investigativos ou em uma interface de monitoramento unificada, eles podem otimizar as informações para suas próprias necessidades específicas. Como resultado, os operadores de segurança receberão informações importantes e em tempo hábil que aprimoram suas respostas”, ressalta o executivo da Genetec.

Da mesma forma, um sistema de arquitetura aberta oferece a mais ampla variedade de opções para sensores e outros hardwares. Ao integrar diferentes tecnologias de intrusão de perímetro em um sistema de segurança unificado, os portos marítimos podem obter visibilidade e controle ainda maiores, como, por exemplo, usar radar, LiDar, detecção de intrusão de cerca e analíticos de vídeo não apenas para detectar possíveis intrusos, mas também para manter as operações funcionando tranquilamente. Quando não se está preso a produtos de apenas um fabricante, tem-se a liberdade de selecionar as melhores tecnologias para atender às necessidades específicas.

“Em um mundo de crescente complexidade, ameaças à segurança, restrições de recursos e escassez de mão de obra, a transformação digital é a solução para ajudar os portos marítimos a enfrentar os desafios que enfrentamos hoje. Com uma solução de segurança de plataforma aberta e unificada, os portos podem proteger a infraestrutura, otimizar operações e reduzir custos operacionais — e a flexibilidade de uma solução de arquitetura aberta garante que poderão continuar a aproveitar as melhores tecnologias à medida que a indústria evolui”, conclui Nastro.