Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Pobreza menstrual é tema de evento promovido por estudantes de Medicina da Uncisal

25 de novembro de 2021

Evento acontecerá de forma on-line e será voltado para acadêmicos e profissionais de saúde

No mundo, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, o número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter condições de comprar absorventes. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU), que desde 2014 considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Para discutir o tema e promover a capacitação de acadêmicos e profissionais de saúde, estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vão promover no próximo dia 30 de novembro o evento “Pobreza Menstrual: um olhar aprofundado”.

“Queremos expandir essa discussão para a comunidade. Essa temática foi escolhida por ser uma questão ainda negligenciada e envolta por tabus e preconceitos, que infelizmente persistem como um importante problema de saúde pública”, disse a acadêmica Beatriz Câmara, representante do comitê local UNCISAL da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brasil).

As inscrições para o evento serão realizadas através de link que será divulgado no instagram @ifmsabrazil_uncisal e mediante a doação de itens de higiene pessoal feminino (absorventes, sabonetes, por exemplo), que posteriormente serão utilizados para doação em conjunto com cartilhas sobre o tema.

O evento ocorrerá às 18h do dia 30 de novembro, de forma online, e os participantes inscritos e presentes no momento do evento receberão certificados. As palestras serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma do YouTube para que possa alcançar um público ainda maior.