Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Período de chuvas: como conduzir sem perder a segurança?

12 de setembro de 2015

Alguns pequenos cuidados podem garantir uma maior proteção no trânsito

carro-e-chuva-2Os prejuízos sofridos em decorrência das chuvas têm sido testemunhados por grande parte dos brasileiros. Transtornos como enchentes, alagamentos, deslizamentos e verdadeiras crateras abertas nas vias compõem um quadro preocupante para os motoristas e comprometem uma direção segura.

Com foco em sua proteção, a AD Corretora de Seguros preparou algumas dicas para que você possa prevenir apertos durante a época de chuvas, além de proteger o seu veículo diante de tais contratempos e garantir o amparo do seu seguro:

  • Antes de tudo, verifique se sua apólice possui a cobertura compreensiva, que cobre colisão, incêndio e roubo/furto, e também os sinistros provocados por enchentes na cidade;
  • Em dias de chuva, evite pontos de alagamento já conhecidos e procure rotas alternativas;
  • Observe a altura da água no trecho alagado, a maioria das montadoras estabelece que a altura máxima para essas travessias não deve exceder o centro da roda;
  • Não atravesse vias inundadas. Isso pode resultar em aquaplanagem ou até mesmo arrasto do veículo pela enxurrada, colocando em risco a sua segurança e a de quem estiver com você;
  • Caso o motor morra durante a travessia, nunca tente dar a partida. Mantenha o carro desligado e remova veículo para uma oficina, evitando danos como o chamado calço hidráulico, que ocorre quando um líquido preenche as câmaras de combustão.
  • Após a passagem por trechos alagados, fique atento aos freios do veículo. Até que os equipamentos sequem, o veículo pode perder a capacidade de frenagem.
  • E lembre-se: fique atento aos riscos excluídos do seu seguro, como por exemplo, trafegar em locais impedidos ou não abertos ao tráfego. É sempre melhor parar o carro e esperar o escoamento natural da água da chuva.

Tomando essas e outras precauções, você preza pela sua segurança e de quem está ao seu redor. Afinal, estar preparado para tais imprevistos – e saber como agir diante deles – é a melhor maneira de se evitar acidentes.

Fonte: Assessoria de imprensa AD Corretora de Seguros