Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

PC inicia ciclo de palestras para orientar comunidade escolar sobre “ameaças”

18 de abril de 2023

Gabriel Mileno /ASCOM-PC

A Polícia Civil (PC) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma palestra com o objetivo de tranquilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a criação de perfis falsos em redes sociais com ameaças a alunos e profissionais das unidades de ensino em Alagoas.

A iniciativa faz parte de ações definidas pelo Governo do Estado que envolvem setores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A primeira palestra aconteceu na Escola Estadual Eunice Campos, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, e foi proferida pelo delegado Sidney Tenório, titular da Seção de Crimes Cibernéticos, da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da PCAL.

O evento também contou com a presença do gerente da Secretaria Estadual de Educação, Cássio Costa, da diretora da escola, professora Tânia Lessa, além dos alunos e professores da unidade de ensino.

O delegado Sidney Tenório ressaltou que a criação de perfis falsos e ameaças virtuais são crimes passíveis de punição

Na palestra foram abordados temas como a importância da responsabilidade e respeito nas redes sociais, além das consequências criminais para aqueles que criam perfis falsos e fazem ameaças virtuais.

Segundo Tânia Lessa, a iniciativa foi motivada por alguns casos de ameaças que foram relatados nos últimos dias. “A razão pela qual realizamos essa palestra, com o apoio da Polícia Civil, é para alertar os alunos que circulam essas informações falsas na internet e para tranquilizar os pais, pois tudo está sendo investigado”, afirmou a diretora da escola.

O delegado Sidney Tenório ressaltou que a criação de perfis falsos e ameaças virtuais são crimes passíveis de punição, e que a Seção de Crimes Cibernéticos está atenta a essas práticas. “É importante que os jovens saibam que a internet deve ser usada para o bem e que eles podem ser responsabilizados pelos seus atos virtuais. Estamos sempre trabalhando para identificar e punir aqueles que cometem crimes na internet”, destacou.

Uma equipe da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) esteve presente na escola durante a realização da palestra.