Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Paulo Dantas é diplomado e destaca Alagoas como referência nacional em programas sociais

17 de dezembro de 2022

Wellington Santos e Rafael Maynard/ Agência Alagoas

Reeleito para os próximos quatro anos, o governador Paulo Dantas foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta sexta-feira (16), em uma cerimônia realizada no Tribunal de Justiça. Também foram diplomados o vice-governador Ronaldo Lessa, o senador Renan Filho, nove deputados federais e 27 deputados estaduais. Paulo abriu o discurso enfatizando a preparação de Alagoas para o futuro, citando dois programas da sua gestão e do ex-governador Renan Filho que viraram referência nacional, inclusive servindo de modelo para a equipe de transição do presidente Lula.

“Este é um diploma que merece uma frase em alto relevo. A frase que marca o desejo de cada um que ama nosso Estado: o de querer uma ‘Alagoas daqui pra melhor!’”, ressaltou. “Mais que parte de um slogan de campanha, o ‘Daqui’ é reconhecer que Alagoas abraçou uma gestão que virou exemplo para o país. O nosso Estado virou referência nacional por ações que criaram e desenvolveram programas sociais, que trouxeram avanços na educação, no saneamento básico, na gestão fiscal, e em outras tantas áreas. Por isso, faço este reconhecimento ao ex-governador e agora senador diplomado Renan Filho”, afirmou.

“Chegamos aqui com uma gestão bem avaliada e que hoje fornece, como modelo para o presidente Lula, dois projetos sociais bem-sucedidos. O Cartão Escola 10 é o maior programa de combate à evasão escolar do país. Em um ano, a rede estadual de ensino cresceu mais de 30%, trazendo de volta à sala de aula mais de 40 mil alunos que haviam abandonado os estudos. Já o CRIA, entre outras ações, coloca R$ 150 por mês na mão de 150 mil alagoanas para fortalecer a primeira infância”, destacou o governador diplomado.

Parceria com o Legislativo e valorização do secretariado mais feminino do país

O governador fez questão ainda de destacar a parceria com o Poder Legislativo no processo de desenvolvimento do Estado. “Este trabalho não seria possível sem a participação do parlamento alagoano. Foi na Assembleia Legislativa onde muito deste sucesso foi construído. As leis que criaram os programas sociais passaram por lá. Falo com muita facilidade sobre isso, porque há quatro anos eu era um entre vocês. Eu estava sendo diplomado no meu mandato de deputado estadual”, lembrou, ao agradecer ao presidente do Parlamento alagoano, Marcelo Victor.

Sobre o secretariado mais feminino do país, o governador disse que em Alagoas nada vai parar. “Temos feito isso na prática. Este é o governo do maior secretariado feminino de todo o país. Pela primeira vez no Brasil tivemos uma maioria de mulheres fazendo história. Repeti muitas vezes e é nisso que acredito: mais mulheres na política são mais políticas para mulheres”, ressaltou Dantas ao agradecer também à família.

“É a consolidação do processo democrático”, diz vice-governador

O vice-governador Ronaldo Lessa, também diplomado, traduziu o momento como a reafirmação da democracia. “É um valor fundamental. Não adianta a gente ficar neste processo de ódio, esse vivido no país atualmente. A democracia é completa e é a consolidação desse processo aqui também em Alagoas”.

O senador eleito e ex-governador Renan Filho ressaltou, em seu discurso, que o governador Paulo Dantas foi um gigante no processo eleitoral e que foi uma honra poder colaborar com essa vitória. “Vocês dois – Paulo Dantas e Ronaldo Lessa – representam a expressão do voto popular respeitado”, disse Renan Filho.

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e eleito deputado federal, representando os deputas federais eleitos, fez uma deferência especial ao governador Paulo Dantas, ao afirmar que coloca-se à disposição da nova gestão do Executivo alagoano, “respeitando a independência e a harmonia entre os Poderes”.

Presidente do TRE destaca lisura do pleito em Alagoas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Otávio Praxedes – responsável por conduzir a cerimônia de diplomação dos eleitos -, destacou a lisura do pleito e reforçou que as eleições em Alagoas representaram um momento sublime do processo democrático: “Foi um processo trabalhoso, mas tivemos eleições transparentes, limpas e pacíficas”.

Praxedes frisou ainda o sucesso no alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos, algo em torno de 55%. “Alcançamos uma das melhores médias no país neste processo de envolver os jovens”. E finalizou: “A democracia é o melhor sistema existente, pois é através dela que votamos para manter os bons gestores ou votamos para substituir e eleger os novos”.

LEGITIMIDADE – A diplomação do governador Paulo Dantas, do vice-governador Ronaldo Lessa e dos deputados federais, estaduais e senador foi atestada pela Justiça Eleitoral, dando legitimidade aos então candidatos eleitos e, portanto, aptos a tomar posse nos respectivos cargos. Os diplomas foram assinados pelo presidente do TRE, desembargador Otávio Praxedes.

Perfil do governador

Paulo Dantas foi reeleito para governar Alagoas pelos próximos quatro anos no dia 30 de outubro de 2022. O governador venceu as eleições em segundo turno com 52,33% dos votos. Natural de Maceió, Paulo tem 43 anos é produtor rural, com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac. Foi prefeito de Batalha, por dois mandatos (2004 e 2008). Ele foi eleito deputado estadual em 2018, entre os mais votados do Estado. Em maio de 2022 foi eleito governador de Alagoas. Paulo é casado com Marina e pai de duas filhas, Paula e Luiza.