Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Parceria auxilia no diagnóstico precoce do câncer bucal

31 de janeiro de 2018

O câncer bucal atinge mais de 15 mil brasileiros anualmente, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), causando mais de 5 mil mortes. A doença está entre os dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil e é o quinto que mais acomete os homens. Visando contribuir para o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura, a OdontoPrev, única empresa focada em planos exclusivamente odontológicos com cobertura nacional, desenvolveu uma parceria com o A.C.Camargo Cancer Center – Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa do câncer – que acaba de completar um ano.

O acordo entre as instituições permite que os mais de 28 mil dentistas da rede credenciada da OdontoPrev contem com a segunda opinião de especialistas do A.C. Camargo para avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal. O superintendente de Operações da OdontoPrev, Dr. Marcos José Silva Costa, destaca a importância da capacitação e do aprimoramento dos profissionais para o diagnóstico precoce da doença. “Este é um tema crítico, pois atualmente 80% dos casos de câncer bucal são diagnosticados tardiamente, diminuindo as chances de cura”, explica.

Ao constatar uma lesão suspeita, o dentista pode, por meio de um aplicativo inovador desenvolvido pela OdontoPrev, fotografar e enviar a imagem junto com as informações sobre as características da lesão para a empresa, que por sua vez encaminha ao A.C.Camargo para que seus especialistas deem seu parecer. A tecnologia do aplicativo, chamado Rede UNNA, permite que o dentista fotografe a cavidade bucal do paciente gerando imagens com melhor qualidade a uma distância segura da boca – e sem identificar o paciente – garantindo privacidade e biossegurança.

O cirurgião-dentista e diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, Fábio de Abreu Alves, destaca a importância da participação da cadeia de cirurgiões dentistas para o diagnóstico precoce do câncer de boca. “Os principais sinais detectados pelo dentista são placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas que não cicatrizam. Consultas regulares podem ter um peso fundamental, pois a descoberta da doença em fase inicial aumenta as chances de sucesso no tratamento”, afirma.

A parceria com o A.C.Camargo conta ainda com um programa de educação continuada para que os profissionais possam contar com ferramentas de e-learning, podcasts e publicações exclusivas sobre a importância do diagnóstico precoce, características das lesões e fatores de risco, entre outros assuntos relacionados ao câncer bucal.

“Fomentar a saúde bucal em sua mais ampla concepção é uma das nossas premissas. Por isso, investimos na capacitação da nossa rede credenciada e em ações preventivas”, finaliza Dr. Marcos, da OdontoPrev.

 

Fonte: RMA