gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Otimismo para chegada das mudanças

11 de outubro de 2017

Por Otávio Vieira Neto

A era digital chegou e é uma realidade. Todos nós conhecemos colegas que há dez, 15 anos minimizavam os impactos das novas tecnologias na rotina de trabalho e na prática terminaram ficando pelo caminho. Diziam: “eu não gosto de e-mail” – hoje algo que de tão comum segue caminhando para o desuso. Estes profissionais não acreditavam que esses avanços somados ao aumento da expectativa de vida e as demandas por energias renováveis causariam impactos importantes no mundo da economia e nos negócios.

Era a turma do “Eu já sei”. Eles minimizaram, entre outras coisas, as novas formas de hierarquia nas empresas e a diversidade de ambientes de trabalho, fatores que foram de encontro ao que já conhecíamos, criando um verdadeiro “mundo novo”. Juntas, essas tendências determinam o ritmo do mercado de trabalho daqui para frente. E como aconteceu com todos os outros profissionais, corretores e seguradoras têm precisado se adaptar para sobreviver ao novo. Digo sempre: aquela figura que desligava o telefone no final de semana e só voltava a ligar na segunda-feira foi varrida do mapa.

A maioria das profissões está tendo que se adaptar às novas exigências, e várias poderão desaparecer, o mundo dos aplicativos e da economia compartilhada nos aponta esse sentido. Esse ajuste será mais rápido do que se imaginava no passado, típico trocar a roda do carro andando. Cada vez mais haverá uma integração entre as atividades, o que exige também a formação integrada, seja no campo da educação formal, seja na vivência e troca de experiências. Até 2020, ou talvez antes, o planeta viverá ainda mais transformações significativas, influindo na vida de todos que estão no mercado de trabalho.

Mas sigo animado. Participo de eventos envolvendo corretores há muito tempo e posso dizer que estamos com uma safra de excelentes profissionais, muitos deles bem dispostos em encarar todos esses desafios que surgem pela frente. Tenho visto gente trabalhando para o aperfeiçoamento das diferentes esferas que compõem o setor de seguros; otimizando ferramentas para que todos possam ganhar os dividendos de um bom resultado. A qualificação e a inovação, principalmente para chegada desse novo tempo (que já chegou), passaram a ser pautas presentes entre corretores e seus encontros.

Portanto, é com esse mesmo otimismo desses bons profissionais que me pauto e aguardo a chegada dos eventos de outubro. Que venham o 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, o 4º Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar e a 19ª EXPOSEG, pois estaremos lá para prestigiar esses eventos e contribuir com os debates que serão realizados nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2017, em Goiânia (GO).

ALE