Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Operadoras vendem planos de saúde suspensos pela ANS

27 de agosto de 2015

Punição extrema foi porque empresas atenderiam mal os clientes. Mas empresas ignoram determinação e continuam vendendo planos.

Clique na imagem para assistir a reportagem do Bom Dia Brasil

Clique na imagem para assistir a reportagem do Bom Dia Brasil

Planos de saúde suspensos pela Agência de Saúde Suplementar estão sendo vendidos livremente em várias capitais brasileiras. A punição extrema foi porque eles atenderiam mal os clientes. Mas essas empresas preferiram atropelar também a determinação da ANS.

A aposentada Maria Lúcia de Castro esperou três meses por uma cirurgia. Esse tempo todo com a coluna doendo e sofrendo com a mesma resposta do plano de saúde. “Está em cotação, está em análise. E eu sentindo dor. Eu paralisada dentro da minha casa sem sair para nada em cima de uma cama”, conta.

Finalmente veio a ordem da Justiça: “Vocês têm 24 horas a partir do recebimento deste mandato de citação para colocar esse material no hospital ou mediante uma multa diária de R$ 1 mil até acontecer a coisa e nem assim ela atendeu”, afirma Maria Lúcia.

Mesmo com a liminar, ela esperou mais de um mês para ser operada. Para proteger os clientes de casos como esse, a ANS criou uma punição. Vários planos ficam proibidos de vender novas coberturas até melhorar o atendimento. Só que alguns desses planos, simplesmente, ignoram essa punição e continuam vendendo. Será que é difícil comprar um plano suspenso?

A produção do Bom Dia Brasil ligou para operadoras que tiveram planos suspensos. “Unimed paulistana, vendas, bom dia”, diz um atendente ao telefone.

A Unimed Paulistana tem 22 planos com a venda suspensa desde a semana passada, por ordem da ANS. A empresa já tem mais de 300 mil clientes com essa coberturas e está proibida de oferecer novos contratos para esses planos. Mas o primeiro que a produção do Bom Dia Brasil pediu estava disponível e ainda em promoção.

Veja a reportagem completa.

Fonte: Bom Dia Brasil