Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

OdontoPrev divulga Relatório de Sustentabilidade de 2019

14 de maio de 2020

Empresa registra contribuições para a sociedade em todos os campos de atuação, inclusive quanto à Covid-19
São Paulo, 13 de maio de 2020 – A OdontoPrev, líder em planos odontológicos na América Latina, divulga hoje o seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2019, 100% digital, disponível em: http://odontoprev2019.blendon.com.br/.

O documento, elaborado com base nas diretrizes internacionais estabelecidas pela GRI (Global Reporting Initiative), reflete as conquistas da empresa e o cuidado com os seus stakeholders em todos os campos, que se somam ao compromisso da companhia com o Pacto Global, os Princípios de Empoderamento das Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Há mais de 30 anos, a OdontoPrev se dedica a uma missão: tornar-se um grande fator de aproximação da sociedade à odontologia. Neste momento de pandemia, o que nos motiva é continuar levando os cuidados de saúde bucal para milhões de pessoas. Nós, da OdontoPrev, tivemos diversas iniciativas ágeis e eficientes para mitigar os efeitos do COVID-19 e manter as nossas operações, não deixando de cuidar com carinho dos nossos colaboradores, beneficiários, clientes e rede credenciada”, diz o presidente da OdontoPrev, Rodrigo Bacellar.

Começando pela área social, a OdontoPrev beneficiou 6.800 jovens, de 20 instituições – das quais a maioria é assistida há mais de 15 anos pela empresa -, com a doação de planos odontológicos. Também, realizou a campanha ‘Black Friday do Bem’, onde a cada plano odontológico vendido, um era doado para a Fundação Tide Setubal, beneficiando muitas crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo. Por fim, para acolher a comunidade do entorno e reforçar as políticas de apoio às mulheres, doou o Consultório Odontológico para a Secretaria da Mulher de Barueri, com toda a estrutura necessária para a operação. No campo social e atrelado ao seu DNA inovador, a OdontoPrev também mantém programa de identificação proativa de casos suspeitos de câncer oral onde, ao identificar uma lesão suspeita, o dentista da rede credenciada fotografa e envia as imagens por meio do App Rede UNNA, para que os especialistas do A.C Camargo Cancer Center deem o parecer.

“As iniciativas sociais da OdontoPrev estão atreladas à nossa vocação e expertise em proporcionar saúde bucal de alta qualidade, neste caso direcionada às pessoas em vulnerabilidade social assistidas por nós e pelas instituições que apoiamos. Inclusive, mantemos campanhas de prevenção permanentes, com atividades lúdicas e ensino da escovação correta em escovódromos, para apoiar a comunidade”, reforça Bacellar.

Em termos de gestão ambiental, a empresa mantém o programa de Neutralização de Carbono que já realizou o plantio de 13.300 árvores para que as remoções de CO2 superassem as emissões de CO2. Em 2019, o plantio foi realizado no Parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba, próximo à sede da OdontoPrev, com a participação de colaboradores da companhia, familiares e a comunidade do entorno.

Também para preservar o meio ambiente, em 2019 a OdontoPrev lançou a Solicitação OnLine (SOL) de Exames Radiológicos, para beneficiar dentistas, clientes e o meio ambiente, automatizando o processo de aprovação, economizando tempo e evitando a impressão de guias. A nova ferramenta recebeu investimentos de mais de R$ 200 mil em desenvolvimento tecnológico, em um processo de criação que levou cerca de três meses e totalizou mais de duas mil horas dedicadas da equipe de inovação.

“O recurso não só renova o mercado odontológico, mas todo o setor de saúde. Além disso, reforça o nosso compromisso com a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e todo o ecossistema que a OdontoPrev envolve”, conta Rodrigo Bacellar.

Já no cuidado com os mais de 2.000 colaboradores em todo o Brasil, merecem destaque as iniciativas de diversidade, igualdade de gênero e apoio à inovação. Como reflexo disso, a companhia totalizou 52% de mulheres em cargos de liderança e realizou o fomento à cultura de inovação, com a segunda edição do OdontoPitch, cuja proposta é premiar os colaboradores que apresentam ideias inovadoras.

“Além dessas iniciativas, lançamos em 2019 o nosso Programa de Quality Office, com toda a infraestrutura para que os nossos colaboradores pudessem trabalhar remotamente, em modalidade Home Office ou Home Based. Essa ação foi fundamental para atravessarmos esse momento de pandemia com tranquilidade e sem qualquer impacto negativo para os nossos colaboradores, clientes, beneficiários, parceiros e as comunidades que assistimos”, explica o presidente da OdontoPrev.

Já na esfera financeira e quanto ao posicionamento no mercado em que atua, em 2019 a OdontoPrev registrou mais de 12,8% de crescimento na receita líquida, na comparação com 2018, alcançando mais de R$ 1,7 bilhões; chegou a 7,4 milhões de beneficiários; recebeu seis reconhecimentos em múltiplas áreas (100+ Inovadoras no Uso de TI, 22° Top of Mind de RH 2019, Institutional Investor – Saúde, Melhores Fornecedores para RH 2019, troféu Melhores CEOs do Brasil Forbes 2019 e Empresa Amiga da Mulher) e agiu com rapidez diante da Covid-19.

“A OdontoPrev leva a sustentabilidade e o conceito de desenvolvimento sustentável à sério, temáticas que fazem parte da trajetória da companhia, contribuindo para sua criação de valor, ao equilibrar as esferas econômica, social e ambiental. A maneira como a empresa cuida com carinho da sociedade, dos seus colaboradores e dos seus beneficiários reflete o seu compromisso com sustentabilidade”, ressalta o presidente da OdontoPrev, Rodrigo Bacellar.

Covid- 19: atuação da companhia frente à pandemia
Quanto ao novo coronavírus, para manter seus beneficiários, colaboradores, parceiros e rede credenciada em segurança e bem assistidos, a OdontoPrev implantou, em apenas cinco dias, a teleorientação odontológica, por meio da plataforma Dentista Online, para os beneficiários tirarem dúvidas e receberem orientações de dentistas por vídeo chamada. A iniciativa foi lançada no final de março e já registra mais de 500 orientações em todo o Brasil. E caso os beneficiários necessitem de atendimento por urgência ou emergência, foi criada uma rede de suporte com mais de 1.300 pontos em cerca de 1.080 cidades.

“A inovação sempre esteve no DNA da OdontoPrev, mas se torna essencial neste momento de pandemia, em que ficar em casa é a melhor maneira de se cuidar. Por isso, investimos em uma plataforma 100% digital e intuitiva, para continuar apoiando os nossos beneficiários em todos os momentos da vida. E para aqueles em que a condição de saúde bucal exige o tratamento de urgência ou emergência, ampliamos o atendimento, chegando a 85% de cobertura em todo o País”, comenta Camila von Muller, superintendente de Estratégia Digital e Marketing da OdontoPrev

Já para apoiar a rede de 31 mil dentistas credenciados, a companhia se antecipou a qualquer problema de logística que pudesse ser causado pelo novo coronavírus e permitiu que todas as guias de tratamento odontológico e suas documentações fossem enviadas digitalmente, pelo aplicativo da Rede UNNA e Portal Rede UNNA, das multimarcas Privian Bradesco e Rede Dental. Seguindo as recomendações da ANS, o envio físico, inclusive para as fichas e documentações encaminhadas digitalmente, será retomado quando a situação no País estiver normalizada.

E, tendo em vista a segurança dos mais de 2.000 colaboradores, a OdontoPrev ampliou a política de home office e home based, em vigor desde 2019.

“Para a OdontoPrev, o cuidado está acima de tudo. Por isso, pensamos em várias maneiras de apoiar os nossos colaboradores, beneficiários e rede credenciada neste momento. E não só com a inovação, que está em nosso DNA. Também nos preocupamos, em primeiro lugar, com a saúde de cada um deles e enviamos comunicados para reforçar os cuidados necessários para a prevenção contra o novo coronavírus”, conclui Rodrigo Bacellar.
Sobre a OdontoPrev
A OdontoPrev, empresa de capital aberto desde 2006, é líder em planos odontológicos na América Latina, e maior operadora do setor de saúde do Brasil em número de clientes, com mais de 7 milhões de beneficiários. A rede de cirurgiões-dentistas da OdontoPrev é especializada, com aproximadamente 31 mil credenciados. A companhia é listada no Novo Mercado da B3, participa do índice britânico FTSE4Good e é uma das quatro empresas brasileiras integrantes da carteira global do Bloomberg GEI 2020, com prática de distribuição trimestral de resultados a acionistas, de mais de 30 países.