Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Obras do Circuito Alagoas Feita à Mão são reformadas em Maceió

10 de março de 2023

Roteiro une obras e talento de mestres artesãos, integrando o interior e a capital de Alagoas.

Texto de Isabella Padilha
Fotos de Lucas Meneses
Criado para disseminar a arte popular alagoana e valorizar o trabalho dos mestres artesãos, o Circuito Alagoas Feita à Mão, lançado pelo Governo de Alagoas em 2018 através do Programa Alagoas Feita à Mão (AFAM), está sendo restaurado.

O Circuito consiste na  instalação de réplicas de esculturas de mestres artesãos alagoanos em pontos-chave da orla da capital. Com 6 metros de altura cada, as réplicas são feitas de isopor naval e fibra de vidro, materiais resistentes ao sol, chuva e maresia. Os monumentos são acompanhados de placas informativas que, além de explicar sobre cada peça, trazem informações sobre o Circuito Alagoas Feita à Mão.

A exposição fixa é composta por quatro obras: ‘O Beijo’, réplica da peça da Mestra artesã Dona Irinéia, na Lagoa da Anta. O ‘Boi Bumbá’, do Mestre João das Alagoas, que fica na Avenida da Paz; a réplica do ‘Leão’ do Mestre André da Marinheira, está localizada na Avenida Assis Chateaubriand, próximo à entrada do bairro do Pontal da Barra; e a ‘Sereia’, do Mestre Zezinho, que está instalada na orla da praia da Pajuçara. A restauração, iniciada no final de fevereiro, está sendo realizada pela empresa pernambucana BV Designs. As obras precisaram ser restauradas devido ao tempo de exposição, o desgaste do material e a depredação sofrida recentemente pela própria população maceioense.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a restauração das peças reforça o papel do Estado de Alagoas no fomento e manutenção da produção artesanal alagoana.

“O Programa Alagoas Feita à Mão é um motivo de grande orgulho para o Governo do Estado, e sempre pensamos nas melhores estratégias para dar visibilidade aos nossos artesãos. As peças do Circuito Alagoas Feita à Mão trazem a história da cultura, dos costumes, de nossas riquezas, pelas mãos de consagrados mestres. É uma forma de reconhecimento e valorização inéditos, que se reflete também no turismo e no resgate do orgulho do alagoano pelo que é produzido aqui”, destaca a secretária.

“A cultura alagoana esbanja riqueza, cores e significados. É a representação das nossas raízes e o Circuito Alagoas Feita à Mão tem esse viés de valorizar, oportunizar e compartilhar as produções dos nossos artesãos. O nosso olhar é no intuito de divulgar as produções para os alagoanos e também para quem nos visita ou é fã dos nossos talentosos artesãos”, afirmou a presidente da Comissão do Alagoas Feito à Mão, Paula Dantas.