Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

O mercado de seguros está se tornando promissor

27 de setembro de 2018

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Foto: Thinkstock/scyther5

Atualmente, ter um veículo e não contar com um seguro auto é considerado uma loucura. O aumento da procura por esse tipo de serviço está transformando o mercado de seguros em um dos mais promissores. Entenda melhor no artigo a seguir.

O aumento nos índices de furto e roubo de veículos no país está promovendo um superaquecimento no mercado de seguros, tornando este um mercado altamente promissor.

Além do aumento dos casos de furto ou roubo, o crescimento da frota de veículos nas ruas e a modernização dos automóveis – que estão cada vez mais tecnológicos e caros -, também fazem com que a procura por esse serviço cresça. Afinal, ninguém quer investir uma quantia alta em um veículo que pode ser roubado a qualquer momento, sem qualquer garantia de um ressarcimento.

Estes são apenas alguns dos fatores que tem feito o mercado de seguros crescer tanto nos últimos anos. A diversificação de serviços prestados também é um dos motivos do aquecimento do mercado.
Atualmente, existem empresas de seguro que oferecem uma infinidade de benefícios aos seus clientes, desde motoristas para momentos em que o segurado não possa dirigir, até reparos domésticos.

Como estão os dados do mercado

A FENSEG, Federação Nacional de Seguros Gerais, registrou um crescimento e aumento de 7,5% apenas no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período no ano anterior.
Além do crescimento da procura pelo seguro auto, a procura por outros tipos de seguro como o de vida e o seguro viagem também sofreu um crescimento, fazendo com que a receita deste mercado superasse o recorde dos R$ 38 bilhões no país.

Todo esse crescimento deve-se não apenas aos índices maiores de furto ou roubo, mas também ao aumento de prestadores de serviço no setor, que faz com que a concorrência cresça e os preços do serviço diminuam.

O vice-presidente de divisões automotivas e massificadas da SulAmérica Seguros disse em uma entrevista que o mercado de seguros está presenciando um momento de otimismo e recuperação, que vem motivando a confiança dos trabalhadores do setor e melhorando a economia gradualmente.

Ainda de acordo com o vice-presidente da SulAmérica, essa confiança torna-se ainda mais nítida quando o assunto é o mercado de seguros auto, pois apenas no ano passado este único setor gerou mais de R$ 21 bilhões em pagamentos de apólices, benefícios e indenizações.

Outro motivo que faz com que os empresários do setor se sintam mais animados é o fato dos índices de sinistralidade estarem em queda. De acordo com a SUSEP, no período de janeiro a junho de 2018, houve uma queda de 42% nos índices, registrando assim uma queda real de quase 5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Vale dizer que esses índices menores de sinistralidade não incluem os números relacionados ao DPVAT, e sim apenas os números relacionados aos seguros supervisionados pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Ou seja, se você está inserido no mercado de seguros, aproveite o bom momento para lucrar e manter seus clientes cada vez mais fiéis. Uma boa tática para isso é oferecer benefícios, descontos e até mesmo brindes.