Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Novo marco da MVV: mais de 100 mil toneladas de concentrado de cobre já foram embarcadas

07 de fevereiro de 2023

A Mineração Vale Verde é a 1ª empresa de metais básicos de AL e exporta o cobre craibense para o mundo

Excelência operacional e Segurança em 1º lugar. Foi com esta fórmula que a Mineração Vale Verde (MVV) alcançou mais um marco já no início deste ano de 2023.

Na última sexta-feira (27), a MVV realizou novo embarque via Porto de Maceió, mais uma vez para o mercado europeu. O navio Tomini Pampero zarpou rumo à Finlândia, levando 10.807,636 mil toneladas secas (dmt) / 11.818,082 mil toneladas úmidas (wmt) de concentrado de cobre produzidas na Mina Serrote, no Agreste alagoano.

Segundo Renata Lamas, gerente Comercial e de Logística Outbound do Grupo Appian Brazil, à frente das pautas de Comércio Exterior, Logística, Operações Portuárias e Negócios da Appian Brazil, com esta nova quantia rumo ao exterior, a empresa atingiu as suas primeiras 100 mil toneladas de concentrado de cobre entregues.

O primeiro embarque da história da MVV ocorreu ainda em 2021. Este foi o 10º embarque, totalizando assim 102,3 mil toneladas secas (dmt) de concentrado de cobre exportadas ao mercado asiático e europeu — até agora, duas vezes para a China, uma para a Polônia e sete para a Finlândia.

Para Tony Lima, gerente geral de Operação da Mina Serrote, o êxito da entrega dessas “toneladas seguras” é o comprometimento de todos os empregados(as) e prestadores de serviço, que somam cerca de 1 mil pessoas envolvidas diretamente nas atividades do site.

“Este é mais um marco da nossa empresa! Recentemente, também, foi concluído no final de 2022 o nosso ramp up, isto é, a fase de início da nossa produção industrial em ritmo mais acentuado. Isso se deu pelo atingimento de mais de 100% da capacidade projetada para a alimentação da Moagem. É fruto do trabalho, disciplina operacional e dedicação de todo o #TimeAppian e #TimeMVV que tem provado para o mundo a qualidade do minério de Alagoas.  Temos muito o que fazer pela frente e sabemos que podemos contar com todos da Mina Serrote”, diz Tony Lima.

A Appian Capital Brazil e seus ativos seguem com o compromisso de uma gestão inteligente, voltada ao desenvolvimento sustentável aliado ao compromisso com as comunidades e com o meio ambiente, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção de forma segura.

A MVV é o único empreendimento do Estado de Alagoas que lida com metais básicos. O cobre, por sua vez, é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.