Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Novidades sobre exame para a Certificação Profissional CNseg

07 de agosto de 2015

Prova será realizada em 4 de novembro e candidatos precisarão de um mínimo de 60 pontos

Answer sheet

Primeiro exame para a Certificação Profissional CNseg tem nova data e nova nota mínima

Alterada para 04 de novembro a data do primeiro exame para Certificação Profissional CNseg (CPC), que será realizado simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Outra alteração aprovada pelo Conselho Diretor da CNseg foi a da nota mínima para aprovação, que passa a ser 6, o equivalente a 60% do total de 100 questões. O período de inscrição está mantido, de 17 de agosto a 18 de setembro, podendo ser feita pelo site da Escola Nacional de Seguros.

De acordo com a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a alteração da data foi motivada pela abrangência do conteúdo que será cobrado, permitindo que os candidatos tenham mais tempo para se prepararem. A redução da nota de aprovação teve a mesma motivação, sendo a nota seis considerada suficiente para avaliar os conhecimentos dos candidatos sobre o universo do seguro.

Para participar do exame, o candidato deve possuir pelo menos nível médio e ter conhecimento consistente do mercado segurador e da legislação aplicável ao setor. A taxa de inscrição será de R$ 200,00, com desconto para inscrições feitas pelas empresas empregadoras associadas á CNseg. O exame terá cem questões de múltipla escolha, em cinco disciplinas que têm pesos diferenciados.

Na disciplina 1, sobre estrutura dos sistemas de Seguros Gerais, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Saúde Suplementar, o candidato deverá conhecer as principais entidades do mercado e suas principais atribuições, os seguros obrigatórios e facultativos oferecidos, os conceitos de Previdência Complementar Aberta e de Capitalização, além da estrutura do Sistema Nacional de Saúde, entre outros tópicos. Existe uma relação de circulares da Susep que deverá ser estudada pelos candidatos.

A disciplina 2, sobre aspectos legais e regulares, envolverá tópicos como o Código Civil Brasileiro, os principais aspectos do contrato de seguros, prescrição e decadência dos contratos, definições dos Seguros de Danos, de Pessoas, aplicações do Código de Defesa do Consumidor, tipos de seguros e as principais carteiras.

A disciplina 3 envolverá Ética, Ouvidoria, Aspectos Contábeis e Financeiros e Controle Interno. O candidato deverá conhecer os principais aspectos de cada uma das matérias acima, como os princípios gerais do Código de Ética do Mercado de Seguros, Previdência Complementar, Saúde Suplementar e Capitalização.

A disciplina 4 tratará dos canais de distribuição de seguros. Haverá perguntas sobre vendas diretas, corretor de Seguros, bancassurance, assessoria, Internet, agentes, e novos canais.
Na disciplina 5, os candidatos terão de conhecer os conceitos de riscos, transferência e mutualismo das operações de seguros, os benefícios produtivos pelo mercado à sociedade, a utilização dos prêmios arrecadados, os critérios de subscrição de riscos. A fixação dos prêmios, processo de gestão de sinistros, entre outros tópicos.

Fonte: CNseg