Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Novembro Roxo: Rede de Saúde de Arapiraca se destaca em cuidados ao bebê prematuro

24 de novembro de 2023

Novembro Roxo é o mês de conscientização sobre a prematuridade, mas as ações de fortalecimento da primeiríssima infância acontecem durante todo o ano em Arapiraca. A cidade é a único do estado a contar com uma unidade municipal especializada no atendimento de prematuros e gestantes de alto risco: o Espaço Nascer e Crescer.

Nesta terça (21), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu a Rede de Atenção à Saúde (maternidades, Unidades Básica de Saúde, ambulatório follow-up e Centros Especializados em Reabilitação) com a comunidade acadêmica dos cursos de enfermagem e medicina para traçar estratégias de prevenção e conscientização sobre o assunto.

Durante o evento, foram apresentadas experiências exitosas no cuidado ao bebê prematuro, todas realizadas no município, que segue se destacando ao prestar uma assistência de excelência às mães destes bebês. A ação também contou com palestras da professora da Universidade Federal de Alagoas, Larissa Tenório, da discente Carla Souza e da enfermeira pediátrica e neonatal do Espaço Nascer e Crescer, Lousanny Caires.

Estima-se que cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar as 37 semanas de idade gestacional, fato que pode ser influenciado por diversos fatores, como gravidez na adolescência, doenças e dificuldade no acesso ao pré-natal.

Com o tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a campanha está quase chegando ao fim, mas a assistência prestada permanece na rede de saúde de Arapiraca, que chega a realizar mais de 370 consultas mensais no Espaço Nascer e Crescer.

A unidade, localizada no Centro, próximo ao Hospital Regional, atende gestantes e bebês recém-nascidos com uma grande equipe multidisciplinar formada por obstetras, pediatras, enfermeira-obstetra, enfermeira-neonatologista e pediátrica, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, além de técnicos e apoio administrativo.