Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Novembro azul: mês de combate ao câncer de próstata também alerta para o cuidado com a saúde cardiovascular

10 de novembro de 2022

Estudos apontam que cerca de 33% dos homens que lutam contra a doença possuem algum problema no coração

Novembro é o mês dedicado ao cuidado integral à saúde do homem e uma das doenças que mais afetam o sexo masculino é o câncer de próstata, tumor mais comum entre homens brasileiros com mais de 50 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados aproximadamente 66 mil novos casos da doença no ano de 2022.

O cirurgião cardiovascular do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Dr. José da Silva Leitão, explica que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da patologia e alerta para a importância do cuidado com a saúde do coração, já que estudos apontam que cerca de 33% dos homens que lutam contra o câncer de próstata também possuem doenças cardiovasculares.

Sintomas e controle dos fatores de risco

Micção frequente, disfunção erétil, fluxo urinário fraco ou interrompido e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite são alguns dos principais sinais do câncer de próstata. O especialista pondera, no entanto, que a doença pode ser silenciosa e só apresentar sintomas quando estiver em estágio avançado.

“Por isso, é importante consultar o médico anualmente para a realização dos exames preventivos, principalmente a partir dos 65 anos, que é a faixa etária com maior incidência da doença”, completa. Além da consulta ao médico, a prevenção ao câncer de próstata também passa pelo controle dos fatores de risco, que, segundo o médico, são comuns às doenças do coração e ao desenvolvimento do tumor.

“Os fatores de risco relacionados às doenças cardiovasculares também estão relacionados a problemas na próstata. Além do histórico familiar, as outras causas mais frequentes para o surgimento da doença são obesidade, diabetes, hipertensão, sedentarismo, má alimentação, ingestão frequente de bebida alcoólica e, principalmente, o tabagismo”.

Importância do tratamento multidisciplinar

O médico do Grupo Hapvida Notredame Intermédica finaliza ao afirmar que homens diagnosticados com câncer de próstata e que estejam em tratamento oncológico devem ser acompanhados por um médico cardiologista para assegurar a saúde do coração no atravessamento do tumor.

“Vale sempre lembrar que o corpo humano é integrado e suas funções são interdependentes. O olhar e a assistência à saúde devem ser globais para garantir o equilíbrio e o bom funcionamento desse organismo vivo. Com a união das medidas de prevenção e de tratamento, é possível realizar o diagnóstico precoce e instituir as terapias mais adequadas quando detectada a presença de complicações”, conclui.