Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Navio MSC Preziosa desembarca no Porto de Maceió com 2 mil turistas de diversos lugares do país

23 de dezembro de 2021

Repórter Luciano Milano/Gratta Comunicação

Mineiros, cariocas e artesãos locais aprovaram o Terminal de Passageiros

Mais 2 mil turistas de diversos lugares do Brasil desembarcaram nesta quinta-feira (23) no Terminal de Passageiros do Porto de Maceió. Os visitantes estão no MSC Preziosa, que saiu do Porto de Santos, passou por Salvador e atracou na capital de Alagoas.

O Preziosa é o segundo navio da temporada de cruzeiros de Maceió. Há duas semanas, também parou no Porto em Jaraguá o MSC Seaside, que trouxe para Alagoas 3.500 turistas.

Os turistas chegaram ao Porto pouco antes das 7h da manhã e foram desembarcando paulatinamente. Foram recepcionados com apresentações artificias e culturais como do côco de rodas, guerreiro, banda de pífano, entre outras atrações. Eles também foram apresentados à arte alagoana como filé, bordados, trabalho com cerâmica e gastronomia como as tradicionais cocadas vendidas em Massagueira.

O casal de dentistas do Rio de Janeiro, Daniel Prado e Renata Coimbra, pela primeira vez em Alagoas, aprovou as instalações do Terminal de Passageiros de Maceió e se preparavam para embarcar em um ônibus para a Praia de Pajuçara.
“Sim, apesar de não ficamos muito tempo no local, o Terminal é agradável e confortável. Como é nossa primeira vez por aqui, ainda não sabemos bem se ficaremos na Pajuçara ou iremos a outro lugar. Ouvimos falar das belezas naturais de Maceió e queremos comprovar”, afirmou Daniel Prado.

Ao contrário dos cariocas, os mineiros Adelson Alves, garçom, e Mônica Meira da Silva, auxiliar de escritório, estão em Alagoas pela segunda vez. Da primeira, inclusive, não existia o Terminal de Passageiros. “Acredito que o Porto de Maceió carecia mesmo de um espaço para passageiros como esse daqui. Ficou bastante agradável”, disse Mônica Meira.

Artesãos comemoram espaço

Os artesãos que puderam levar suas criações para dentro do Terminal de Passageiros também comemoraram o fato de poder apresentar seus trabalhos aos visitantes.

“Estamos aguardando ansiosos que eles retornem dos passeios às praias para poderem parar com calma e comprar o que produzimos. Muitos deles já disseram que viriam aqui quando retornassem. O Terminal de Passageiros da visibilidade, nos coloca em contato com os turistas e, de toda maneira, estamos sendo vistos, e isso é muito relevante”, afirmou a artesã Luciane Torquato, representando a Associação Francês Artes, de Marechal Deodoro.

Divulgando o filé alagoano, a artesã Thayse Oliveira de Lima que íntegra a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra em Maceió, também aprovou a garantia de espaço para os artesãos no Terminal de Passageiros.

“Está bem estruturado, organizado e confortável. Para nós que fazemos arte em Alagoas, é de grande importância estarmos aqui para apresentar o que produzimos a quem vem de fora”, disse Thayse Oliveira.

Para o administrador do Porto de Maceió, Dagoberto Omena, a chegada do navio Preziosa só reforça a importância do Terminal de Passageiros. “O Porto de Maceió entrou em um seleto grupo de locais que possuem um terminal exclusivo para o turismo. O terminal com certeza tem reforçado o turismo e desenvolvimento, gerando renda para o alagoano”, enfatizou o administrador.

“Selo da Vacina”

Ainda como extensão do protocolo contra a Covid-19, o Porto de Maceió firmou parceria com a SMTT da capital para certificar taxistas que fazem transporte de turistas no Porto com o “Selo da Vacina”. Vai receber o Selo quem comprovar que já está vacinado com a segunda dos imunizantes contra a doença. Para isso, eles foram orientados a se dirigir até a sede da SMTT para o procedimento.