Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Na semana do orgulho nerd, dois projetos de lei foram protocolados em prol do segmento em Maceió

25 de maio de 2023

No dia 25 de maio, fãs do cenário nerd em todo o planeta comemoram o dia mundial do Orgulho Nerd, data criada em referência ao lançamento de Star Wars: Uma nova esperança de 1977, e ao Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Em Alagoas, o cenário nerd tem se consolidado através de feiras e festivais, em parceria entre associações da cultura nerd e diversas prefeituras, além da iniciativa privada como shoppings, empresas e até mesmo o Sesc. A data será comemorada esse ano através do evento Sesc Geek, realizado no dia 27 em Arapiraca.

Já em Maceió, foi protocolado essa semana, dois projetos de lei que criam diretrizes para regulamentar o cenário nerd, uma vez que o segmento é forte na capital, com diversos grupos e movimentos, além das associações que representam a cultura nerd.

O responsável por apresentar as leis de diretrizes da cultura nerd e a criação da comenda Messias de Melo foi o vereador Rodolfo Barros, que recebeu na primeira semana de seu mandato, líderes da cultura nerd para debater o tema. Rodolfo recebeu o título “Amigo da Vizinhança”, quando era secretário de Juventude por Maceió, e tem participado desde 2021 das atividades realizadas pelo segmento.

Segundo Jefferson Diniz, presidente da Associação Alagoana da Cultura Nerd, os dois projetos vão fortalecer o segmento nerd na capital e servirão como referência para outros municípios. “A cultura nerd tem avançado com velocidade em todo território alagoano, realizando festivais em diversas cidades e abrindo o diálogo com líderes em todo o estado. A lei de diretrizes vai firmar regras que visam regulamentar o cenário nerd na capital, principalmente para que se crie políticas públicas mais sólidas para juventude nerd”. Concluiu Jefferson.

Os projetos agora tramitam pelas comissões temáticas, até serem submetidos a votação em plenário.