Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Museu de História Natural sedia evento sobre museus e sustentabilidade

13 de dezembro de 2023

Iniciativa será nesta sexta-feira (15) com programação variada durante todo o dia

Por Ascom/Ufal

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia, nesta sexta-feira (15), a edição Nordeste do Seminário Museus e Sustentabilidade. O evento, com variada programação, tem por objetivo difundir o Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade do Programa Ibermuseus, capacitar os profissionais do setor e traçar diretrizes para políticas públicas voltadas para a sustentabilidade econômica dos museus.

Esta é a segunda edição do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá em cada região do país. No Nordeste, Alagoas foi escolhido para sediar a programação que será presencial e on-line. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste endereço eletrônico.

“A escolha de Alagoas levou em consideração a diversidade cultural e histórica da região, além do compromisso do Museu de História Natural da Ufal em sediar o evento. Buscamos descentralizar as atividades, promovendo a inclusão de diferentes contextos culturais em nossas discussões”, explicou a assessora de comunicação do Ibram, Flávia Mello.

Com variada programação, o evento é direcionado para pesquisadores, trabalhadores, estudantes e demais interessados no tema da sustentabilidade em museus.

“Destacamos a importância da participação de maneira presencial, considerando que esta interação direta proporciona experiência enriquecedora e única que vai além das possibilidades que a visualização on-line oferece. Assim, o participante tem a oportunidade de vivenciar interações interpessoais, trocar ideias de forma mais imediata e explorar o tema de maneira a maximizar a compreensão e o impacto das discussões sobre o tema”, diz Flávia Mello, assessora de comunicação do Ibram.

Programação

A abertura do evento está prevista para 8h30 com recepção e acolhimento. Na sequência, a partir das 9h30, será a vez de debater sobre Sustentabilidade e aplicação do Guia de Sustentabilidade de Museus, com Renata Passos, coordenadora de Economia e Sustentabilidade do Ibram.

Das 11h às 12h30, o debate será sobre o Guia como Instrumento de Diagnóstico e Gestão, seguida por conversa sobre a experiência do Museu Histórico de Sergipe e do Museu de História Natural da Ufal. O papo, mediado por Pascoal Maynard, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, contará com Rosangela Reis, do museu sergipano, e com o diretor do MHN, Jorge Luiz Lopes.

As atividades serão retomadas às 14h com uma palestra sobre Um Olhar para a Sustentabilidade Econômica dos Museus, com Joel Santana, diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram; por fim, das 15h30 às 18h, acontecerá um painel sobre os fatores envolvidos na sustentabilidade econômica dos museus, com Renato Lima, assessor do Gabinete do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus.

Sobre o Guia

O Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade é uma ferramenta estratégica para planejamento, avaliação e acompanhamento das ações sustentáveis nos museus. É resultado de um amplo processo de trabalho colaborativo e reflexivo do qual participaram profissionais de museus de 12 países ibero-americanos que compõem a Mesa Técnica de Sustentabilidade do Programa Ibermuseus.

“O instrumento é composto por 55 indicadores distribuídos em formato de perguntas e alicerçado em dois pilares: quatro dimensões de sustentabilidade – social, cultural, econômica e ambiental; e quatro funções primárias dos museus – preservação, comunicação, educação e pesquisa, além da função transversal governança”, complementou Flávia Mello.

O Guia faz parte do compromisso do Ibermuseus de ampliar seus estudos sobre sustentabilidade. Esse processo teve início com o Marco Conceitual Comum de Sustentabilidade, documento que propõe um novo conceito de sustentabilidade agregando às dimensões econômica, social e ambiental, a perspectiva cultural; deu continuidade à série Museus + Sustentáveis que apresenta experiências e iniciativas sustentáveis ligadas às dimensões econômica, social, ambiental e cultural da sustentabilidade.