Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Mulheres seguem sendo maioria no segundo governo de Paulo Dantas

02 de janeiro de 2023

Luíza Barreiros, secretária do Gabinete Civil, fez o discurso de posse em nome de todo secretariado

 Pei Fon/ Agência Alagoas

Carlos Victor Costa e Natalício Vieira /Agência Alagoas

Em uma solenidade na tarde deste domingo (1), no Museu Palácio Floriano Peixoto, o governador Paulo Dantas empossou o secretariado para seu segundo mandato à frente do Governo de Alagoas. Com a reforma administrativa, o estado ganhou cinco novas secretarias e segue com a maioria das mulheres no primeiro escalão, sendo em 14 das 27 pastas.

“Quero parabenizar as 14 secretárias e os 13 secretários. Desejar muito foco, planejamento, cobrança, estabelecer metas porque vamos sim sem dúvida nenhuma alcançar todos os nossos resultados. Esses resultados que tem um objetivo central que é atender a população alagoana, especialmente a população que mais precisa”, ressaltou o governador em seu discurso.

A criação das novas secretarias faz parte do processo de ampliação das ações do Governo de Alagoas, visando o desenvolvimento social e econômico. Desta forma, Paulo buscou atender a demanda da sociedade já cumprindo uma de suas promessas de campanha.

Para essa nova gestão o Governo de Alagoas contará com as seguintes novas secretarias; Secretaria de Estado da Governança Corporativa; de Governo; da Pessoa com Deficiência e Cidadania; da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância e com a Secretaria de Turismo, desmembrada da antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico que agora passa a se chamar Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Para as novas secretarias, Paulo Dantas reforça a equipe com mais duas mulheres. Na secretaria de Turismo (Setur) assume a advogada Bárbara Braga que já vem atuando no serviço público do Estado de Alagoas há oito anos.

Já a secretaria Extraordinária da Primeira Infância será comandada pela médica Paula Cintra Dantas.  O atual vice-presidente corporativo da Casal, o advogado Vitor Pereira ficará a frente da Secretaria de Governo (Segov).

A ex-secretária da Seades, a assistente social Aline Rodrigues assume a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Cidadania (Sepdec).

A pasta de Agricultura e Pecuária (Seagri) vai ser chefiada pela deputada estadual Carla Dantas. A secretaria será uma das prioridades do novo mandado de Paulo. Na Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo empossou a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born.  A Secretaria de Educação (Seduc) será chefiada pelo ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão. O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira comandará a pasta da Infraestrutura.


No Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), tomou posse a bacharel em Direito e comunicadora social, Ângela Stemler que também possui experiência no setor privado em gestão administrativa e de pessoas.

A contadora Adriana Araújo assume mais uma vez a Controladoria Geral do Estado (CGE).  Na Secretaria do Trabalho e Emprego  foi empossado o agropecuarista Arthur Albuquerque que já comandou a pasta de 2017 a 2022, na gestão do ex-governador Renan Filho. Já a Secretaria de Ressocialização será chefiada pelo advogado Diogo Teixeira.

PERMANÊNCIA


O governador empossou também as secretárias Luiza Barreiros, no Gabinete Civil, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), Samya Suruagy.

Mellina Freitas permanece na Secult que passa a se chamar Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa. Na pasta da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) permaneceu Maria Silva.

Na secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Renata dos Santos tomou posse.

Na Indústria, Comércio e Serviços, foi empossada a advogada Caroline Balbino.

Tomaram posse ainda o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o zootecnista Silvio Bulhões; na Comunicação o jornalista Joaldo Cavalcante; Segurança Pública (SSP), o delegado Flávio Saraiva; na Fazenda (Sefaz), o auditor George Santoro; na secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o arquiteto Gino César; na Prevenção à Violência (Seprev), o delegado Kelmann Vieira; na Saúde (Sesau), o médico Gustavo Pontes; e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o engenheiro Mozart Amaral.