Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Moby Corretora de Seguros amplia o programa de apoio à saúde mental dos colaboradores

14 de fevereiro de 2022

O home office, o uso constante do whatsapp, a disrupção dos caminhos entre a vida profissional e pessoal foram rotinas aplicadas nas empresas de maneira imediata, com a chegada da pandemia. Com a finalidade de efetuar um acompanhamento nas mudanças do expediente dos colaboradores, a Moby Corretora de Seguros tomou a iniciativa de adequar os benefícios de acordo com as necessidades do time e ampliar o programa de apoio à saúde mental de todos. De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que o seu bem-estar mental piorou no último ano. Esse percentual só é maior em quatro países: Turquia (61%), Hung4ria (56%), Chile (56%) e Itália (54%). Mais da metade dos entrevistados no Brasil declararam que a saúde mental ficou mais debilitada com a pandemia. Numa pesquisa anterior, 41% dos brasileiros relataram sintomas como depressão, insônia ou ansiedade, no início da proliferação da Covid-19. ,

Arley Boullosa acrescenta que esse número em relação ao agravamento do fator saúde mental na sociedade precisa de um olhar mais específico, não só do setor de recursos humanos, mas dos pequenos e médios empresários. “Percebemos que as grandes empresas efetuam esse acompanhamento através do setor de RH com bastante êxito na maioria dos casos. Essa iniciativa precisa ser implantada também nas pequenas e médias empresas, porque não tem como o integrante do time render, se estiver com a saúde mental comprometida, seja por estresse, ansiedade, depressão, dentre outras síndromes existentes nesse aspecto”, alertou.

Ao implantar as adaptações do expediente no ambiente digital, os Gestores da Moby Corretora de Seguros efetuaram um mapeamento geral, onde identificaram as prioridades junto ao suporte a todo o time. Além dos benefícios, como ajuda de custo no pagamento da conta de energia elétrica, a corretora prestou suporte aos funcionários que tiveram Covid-19 e que perderam seus familiares para a doença. Além do acompanhamento com psicólogos para os que precisaram de apoio, devido a terem a saúde mental debilitada.

Para Liliane Barros, mapear com precisão essas demandas, são essenciais não só para o rendimento de toda equipe, mas por valer a pena investir na saúde mental de todos, como uma alternativa de gerar qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Sabemos que as pessoas de um modo geral, estão adoecendo mentalmente. Como não tivemos o acompanhamento de todos de forma presencial por uma questão de segurança, tivemos esse desafio de adequar o expediente e traçar um mapeamento de acompanhamento não só do rendimento dos nossos colaboradores, mas nos preocupamos de forma constante com a saúde mental de todos. Esse programa obteve resultados positivos, por identificarmos de forma humanizada, o que seria imprescindível para auxiliar o ser humano que caminha conosco dentro da empresa. É gratificante ampliar esse programa, sabendo que estamos fazendo a diferença no cotidiano dessas pessoas”, concluiu.