Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

MAPFRE Saúde dá dicas de higiene bucal

29 de maio de 2017

Os cuidados com a higiene bucal vão além da simples escovação dos dentes. Por isso, a MAPFRE Saúde alerta que as práticas preventivas também devem levar em conta cuidados com a língua, que por ser uma superfície rugosa pode acumular restos alimentares e também bactérias. O resultado mais conhecido desse acúmulo é a halitose – ou o famoso mau hálito. Mas as falhas na higienização podem provocar até infecções.

Por isso, a recomendação de dentistas é que a língua seja escovada duas vezes por dia, o que pode ser feito apenas com água, sem creme dental. Se a escova tiver um limpador de língua em sua parte posterior, o procedimento será ainda mais eficiente. É possível também encontrar em farmácias higienizadores de língua, que são desenvolvidos exclusivamente para essa função.

Com os cuidados adequados, a língua terá um aspecto saudável, rosado e, em alguns casos, com uma fina cobertura esbranquiçada. É preciso ter atenção caso surja uma cobertura espessa, a chamada saburra. Também conhecida como “língua branca”, a camada é composta por células descamadas da boca, bactérias e muco, uma combinação péssima para a boca. Com a eliminação dessa grande placa bacteriana da língua, é possível manter o fluxo de saliva na boca, o que contribui para evitar cáries nos dentes, além de limpar a sujeira que provoca o mau odor.

É importante ainda ter em mente que nem toda halitose vem de uma língua sem escovação. Patologias das vias áreas, como sinusite e rinite, problemas gástricos ou mesmo o hábito de manter jejum por longos períodos podem provocar mau hálito. Se o odor persistir mesmo após a higienização correta da boca, é importante procurar um médico.

A oferta de planos odontológicos pela MAPFRE iniciou-se em fevereiro de 2016, e faz parte da estratégia da empresa de oferecer serviços completos e integrados em saúde.

Para mais informações sobre a MAPFRE Saúde, basta acessar o site: www.mapfresaude.com.br


Fonte: CDN