Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

MAPFRE Saúde dá dicas de cuidados com os filhos na volta às aulas

10 de agosto de 2018

As férias de julho terminaram. E é justamente nesse período de voltas as aulas que muitas famílias têm medo de que a criança fique doente ao retomar a rotina na escola ou na creche. Por esse motivo, a MAPFRE Saúde, em parceria com a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, preparou algumas dicas que podem diminuir as possibilidades de exposição dos pequenos a vírus e bactérias.

De acordo com o médico Hamilton Robledo, especialista em pediatria, crianças em escola/ creche correm duas a três vezes mais riscos de adquirir infecções. “A falta de hábito e cuidado das crianças com a higiene pessoal e o ato de compartilharem objetos pessoais aumenta o nível de exposição”, comenta.

Diante disso, o especialista alerta: para ser mais assertivo na prevenção, os pais devem colocar em prática a rotina do período escolar uma semana antes da volta às aulas. “Manter os horários das refeições, de dormir e até de acordar podem influenciar na saúde do pequeno, por exemplo, dormir bem impede que as crianças tenham problemas de cansaço, falta de atenção, ansiedade e até depressão, e isto vale para qualquer idade”, explica Robledo.

Precaução com os olhos e com a coluna

A saúde ocular das crianças também é uma preocupação constante dos pais. Principalmente, quando os pequenos têm passado cada vez mais tempo com os olhos nas telas de computadores, celulares e tablets.

Segundo o pediatra, essa ação constante pode trazer o desenvolvimento da síndrome do olho seco, que consiste na diminuição da produção de lágrima e acarreta secura dos olhos, prurido e vermelhidão. “Nesse caso é essencial a avaliação de um oftalmologista, que pode sugerir a utilização de colírios de lágrimas artificiais que auxiliam na diminuição dos sintomas da doença”, finaliza.

Vale lembrar que a mochila também interfere na saúde da criança. Por isso, o ideal é optar pelo modelo de três alças (uma em cada lado das costas e uma alça na frente), mas existem algumas recomendações como não ultrapassar 10% do peso da criança, nunca ser maior que a largura das costas, usar sempre as duas alças para melhor distribuição do peso e prender também a alça do peito.

Confira algumas dicas de como evitar doenças em crianças:

1. Intensificar higiene das mãos (antes das refeições, após utilização do banheiro e após troca de fraldas);

2. Limpar objetos utilizados por eles, monitorar período das refeições para evitar trocas e compartilhamento do mesmo copo ou talher (isto vale também para chupetas e mamadeiras);

3. Manter alimentação equilibrada e saudável e é muito importante manter o calendário de vacinação atualizado;

4. Evite que crianças doentes frequentem a escola até a sua completa recuperação. Se isto não for possível, a escola tem que estar preparada para evitar a proliferação da doença.

 

Fonte: Assessoria