Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Maioria das colisões de Belo Horizonte acontece na segunda

22 de outubro de 2015

Das 2,5 mil colisões entre veículos ocorridas em Belo Horizonte (MG) no primeiro semestre de 2015, 77,1% dos sinistros ocorreram em dias úteis. A segunda-feira apresenta a taxa mais elevada de batidas, sendo 16,2% dos casos, e a quinta-feira a menor incidência, com 14,7%. Os dados são resultados do estudo do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE sobre o comportamento do motorista de Belo Horizonte (MG).

Com menor probabilidade de acidentes, os sábados concentraram 13,8% das estatísticas, enquanto os domingos, o menor percentual da semana, apresentam 8,9% dos casos.

Quando analisado o período, o horário vespertino apresentou 39,4% dos sinistros, seguido pela manhã, com 29,2% dos registros. Com leve decréscimo, 26,8% dos acidentes ocorreram no período noturno. Já a madrugada é o horário menos perigoso com apenas 4,4% das batidas.

Perfil do motorista

O relatório também confirma o perfil mais cauteloso das mulheres ao volante. As motoristas se envolveram em 28% dos casos, enquanto os homens estiveram presentes em 72% das colisões.

O levantamento aponta ainda que a maior incidência de batidas está entre os segurados de 27 a 36 anos, com 27,4% dos casos. Em segundo lugar está a faixa etária dos 47 aos 56, com 21,8% dos registros, seguida pelos motoristas com idade entre 37 e 46, que detém 19,6% dos números. Os motoristas entre 57 e 67 anos representam 15,7% das estatísticas, enquanto os mais jovens ao volante, de até 26 anos, com apenas 8,4%. Os motoristas com a menor incidência, de 6,8%, estão acima dos 67 anos.

O levantamento foi elaborado com base nos atendimentos realizados pelo P.A.R.E. (Posto de Atendimento Rápido Especializado) do GRUPO BB E MAPFRE na cidade de Belo Horizonte entre janeiro e junho de 2015.

Dicas do especialista

As colisões sempre geram momentos de tensão e podem resultar em danos físicos e perdas financeiras aos envolvidos. “Grande parte dos acidentes ocorre nas vias rotineiras. Hábitos como respeitar a velocidade determinada para o local e a distância mínima entre o veículo da frente podem evitar prejuízos e salvar vidas”, aponta Rogério Esteves, diretor de Sinistro de Automóvel do GRUPO BB E MAPFRE.

Confira o passo a passo do que fazer em caso de colisões:

· Em primeiro lugar, mantenha a calma e, em caso de vítimas, acione o serviço de emergência;

· Procure identificar possíveis testemunhas do acidente e registre os fatos, com fotos dos veículos colididos e anotações dos dados do terceiro (modelo e placa do veículo, além de nome e telefone do motorista);

· Se o veículo tiver seguro, acione o guincho. O serviço é gratuito e pode evitar que o carro apresente problemas posteriores ao acidente;

· Não faça acordos com os envolvidos e registre um boletim de ocorrência. O documento será a versão oficial do ocorrido.

grafico-bb

Fonte: Assessoria BB Mapfre