Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Jovens corretores: um elo seguro da profissão com a tecnologia

31 de outubro de 2017

A chamada Geração Y capta clientes e divulga produtos em uma velocidade acima da média do restante do mercado

Alexandre Lino e Mara Almeida

Eles estão aí. Conectados nas redes sociais e atentos para identificar a melhor solução de proteção para cada pessoa, especialmente os amigos que também saíram da adolescência e começam a ocupar espaços em outras profissões no mercado de trabalho. Estamos falando dos jovens corretores. Grupo que tem crescido entre a categoria quase que na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. E entre as características positivas deles estão a agilidade e a criatividade.

Em Alagoas, um desses exemplos é Otávio Pontes. Ele é um dos novos talentos do mercado alagoano e se inspirou no pai, também corretor, para seguir a carreira. “É claro que tenho meu pai como ícone, mas com o tempo eu fui desenvolvendo dentro da corretora, gostando do negócio, as minhas responsabilidades foram crescendo e eu fui entendendo todo o processo de funcionamento dela”, explicou, apontando que entre esses jovens de sucesso muitos optam em permanecer na profissão herdada dos pais.

A corretora que teve origem no interior ganhou força com a chegada do novo integrante. “Minhas atribuições também foram sendo ampliadas e hoje sou responsável pelo escritório de Maceió. A minha rotina é dividida entre o trabalho dentro do escritório, supervisionando a parte administrativa, que é a de cotação, transmissão de propostas, acompanhamento de pendências e também tomo conta da parte comercial, com contatos com os parceiros e as visitas aos clientes”, explicou o corretor Otávio Pontes.

Mais de um terço das empresas buscam adaptar-se às exigências da geração Y. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio. O levantamento aponta que 34,5% das companhias criam planos de carreira específicos para esses jovens, e adotam flexibilidade de horários – uma das principais exigências do público abaixo de 30 anos (que costuma ficar acordado até mais tarde ou não abre mão de malhar na academia). Tudo para conquistar os novatos que demonstram muito entusiasmo naquilo que fazem, especialmente na captação de novos clientes.

É por isso que Méssia Calado também tem construído seu nome entre os profissionais que atuam em Alagoas. Perto de completar dois anos como corretora de seguros, ela tem buscado oferecer um portfólio completo de seguros para todos os momentos da vida do cliente. “Estou há um ano e oito meses auxiliando clientes a adquirir um contrato de seguros visando o melhor custo e benefício para o seu perfil, fazendo ele de forma bem detalhada para proteger algo de grande importância para o cliente. Na maioria das vezes vivemos um misto, pois é uma profissão muito estressante, difícil e ao mesmo tempo muito prazerosa”, definiu a corretora.

Quem confirma essa tendência de uma boa relação com os jovens corretores são os clientes como a professora Telma Tavares. Em seu último seguro, o de um automóvel novo, adquirido no início deste ano, ela tirou todas às duvidas e buscou os detalhes através de conversas de bate-papo com seu corretor. “Foi muito mais prático e rápido, além de que passei a ter de forma bem detalhada o que me foi oferecido na hora da venda. E tudo bateu certinho na hora em que recebi a apólice. Passei a ter ainda mais confiança no profissional que escolhi para ser meu corretor”, assegurou.

TENDÊNCIA

Os jovens possuem um espírito competitivo apurado, talvez por isso, têm demonstrado facilidade para fechar negócios nos segmentos de Saúde, Vida e Previdência, Empresarial, Residencial e também do tradicional seguro Auto. Em Alagoas, nos últimos 8 anos o mercado formou mais de 60 corretores com idade entre 18 e 25 anos. O presidente do Sincor Alagoas, Edmilson Ribeiro, enfatiza que os jovens passam mais tempo conectados e fazendo novas amizades, o que tem facilitado a troca de experiências e um leque maior de contatos. Isso, sem contar a força que eles apresentam nas redes sociais.

“O jovem tem essa habilidade com a informática e com o relacionamento. Hoje o grande desafio para um jovem corretor é conseguir fidelizar os clientes, por ser uma carteira nova, muitas vezes começando a carreira, então não se tem muitos clientes. Porém, com o mundo digital o corretor jovem está disparado na frente do corretor de meia idade, por ter uma linguagem nova, ele usa Whatsapp, Facebook, Instagram, todas as redes sociais possíveis e imagináveis para captar clientes e divulgar produtos”, avaliou o presidente do Sincor Alagoas, Edmilson Ribeiro.

E não custa nada reforçar: Diferente dos profissionais mais experientes, eles já nasceram na era do computador e da Internet, tendo mais facilidade na aprendizagem, o conhecimento de novas ferramentas digitais passou a ser algo quase natural, o que ajuda muito na hora de conquistar um novo cliente para o gigantesco e crescente mundo dos seguros.