Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

JHC assina projeto para viabilizar soluções inovadoras de preservação ambiental

06 de junho de 2022

JHC assina projeto para viabilizar soluções inovadoras de preservação ambiental

Gestor da capital alagoana participou da abertura do mês do meio ambiente, no Vergel do Lago

Prefeito JHC assina projeto para viabilizar soluções inovadoras de preservação ambiental
Prefeito JHC junto às crianças no Vergel do Lago reforçou a importância do meio ambiente preservado. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (3), o Projeto de Lei Maceió Mares Limpos que autoriza a Prefeitura a celebrar o acordo internacional com o Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente para realizar soluções circulares e inovadoras no uso de plásticos pelo setor de turismo com foco na redução da poluição plástica. Com isso, Maceió será uma das primeiras cidades da América Latina e a primeira do Brasil a executar o programa.

“Então, essa iniciativa faz parte de um grande projeto de preservação ambiental que vai preservar o ecossistema, o meio ambiente e pensar também nas futuras gerações. Por isso queremos chamar a atenção da população para preservar o nosso meio ambiente e promover qualidade de vida e bem-estar da nossa população”, frisou o prefeito.

A assinatura do projeto que será enviado à Câmara de Vereadores, aconteceu durante o evento de abertura da campanha ‘Essa é minha natureza’ em alusão ao mês do Meio Ambiente, no Vergel do Lago. Durante todo este mês de junho, órgãos municipais realizam uma série de ações voltadas para a conscientização da população para preservar o Meio Ambiente.

Prefeito JHC assinou o projeto de lei com foco na pauta ambiental que será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC assinou o projeto de lei com foco na pauta ambiental que será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Preservação – De janeiro até maio deste ano, a Prefeitura já retirou mais de 120 mil toneladas de lixo das ruas, vias e espaços públicos da capital. Além disso, mais de 1.400 mudas de árvores nativas já foram plantadas e mais de 500 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos pelas cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Kedyna Tavares, explicou que durante todo o mês a Sudes estará com ações para que a população conheça a importância do meio ambiente.

“A população está convidada para conhecer as ações de cada secretaria que vai mostrar a importância do meio ambiente. Se o ser humano não tomar para si a propriedade de cuidar do meio ambiente, vai ter várias respostas que a natureza vai trazer para a gente. Colete seu lixo, cuide e preserve o meio ambiente”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Territorial, Pedro Vieira, afirmou que há preocupação em preservar o meio ambiente, e que ações como essa, são fundamentais. “Vamos cuidar do meio ambiente com todas as pessoas inseridas nele”, disse.

Maria José dos Santos, é presidente Coprel Antares, e trabalha com material reciclável há 18 anos. Para ela, ações como essa são fundamentais para a conscientização dos moradores.

“O papel da cooperativa é retirar o lixo que veio das ruas e que ia para rios, lagoas e mares. Pedimos para que separem os resíduos e entreguem de forma correta nas cooperativas”, disse.

Eyslaine Roberta é moradora do Vergel do Lago, há 18 anos e contou que a ação foi importante para que todos entendam a importância da lagoa. “Essa ação é importante para que as pessoas se conscientizem, e entendam que a lagoa é nossa e não é só para jogar lixo, é um sustento para todos que moram aqui”, disse.

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió