Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Jantar harmonizado destaca qualidade de vinhos portugueses e brasileiros

01 de novembro de 2021

Repórter Alexandre Lino/Gratta Comunicação

Asa Branca e Global Wines reúnem parceiros para celebrar retorno dos eventos e portfolio diferenciado

A parceria entre a distribuidora Asa Branca e Global Wines – maior produtor de vinhos do Dão, no centro Norte de Portugal, que produz uma das marcas líderes de mercado em Alagoas e do mundo: a Cabriz – promoveu neste sábado um jantar harmonizado no restaurante Akuaba, com menu assinado pelo chef Jonatas Moreira. O jantar reuniu empresários, parceiros e imprensa especializada celebrando o retorno dos eventos e analisando o crescimento do consumo de vinho na região. O encontro ainda serviu para troca de conhecimento entre os mercados nos dois países.

A concretização da parceria entre as duas empresas, que apostam na inovação e na qualidade, foi celebrada como uma aliança que criou valor e versatilidade a partir da força dos vinhos da Global Wines, que possui um portfólio capaz de responder a qualquer necessidade de harmonização do público, como explicou Hugo Piancó, diretor da Asa Branca. Ele destacou que o brasileiro tem bebido mais e melhor, e que por isso a ampliação dos novos rótulos já era aguardada, especialmente, após o período de pandemia onde alguns hábitos mudaram. “Não tenho dúvidas que vamos muito em breve acompanhar um aumento da litragem média anual do nosso público”, disse.

A gestora de Mercado Americano da Global Wines, Magnólia Ramos, uma das profissionais mais prestigiadas nesta área, veio de Portugal convidada a registrar a história de crescimento da Global Wines, bem como explicar como se daria a harmonização entre os vinhos e pratos. Ela destacou a qualidade do branco Reserva com a uva Encruzado e também o tinto reserva com um blend de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Aragonez. “Cabriz tem um vasto portfólio de vinhos que se adequam aos vários momentos de convívio, refeição, festa e celebração. Por isso, o nosso crescimento se dá de forma consistente”, destacando que a empresa também investe no Brasil a partir da vinícola Rio Sol.

Marcos Peixoto, Gerente Regional da Rio Sol Nordeste, aproveitou o encontro para comemorar resultados e lembrar que a vinícola tem conquistado cada vez mais o mercado interno, hoje estando presente em estados do Nordeste e do Sudeste (principalmente Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro). Inclusive, o jantar harmonizado abriu os serviços com um espumante brut branco e foi encerrado com a sobremesa sendo acompanhada por outro espumante, desta vez um moscatel.

Mais do que uma degustação, o momento foi uma oportunidade ímpar para conhecer ainda mais a diversidade de terroirs e de cepas existentes em Portugal: Bairrada, Dão e Alentejo foram apresentados nas taças com seus blends ou varietais de Encruzado, Syrah, Arinto, Sauvignon Blanc, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Aragonez e Moscato Canelli. Ao todo foram degustados seis rótulos: dois brancos, dois espumantes e dois tintos, acompanhados de diferentes entradas, um prato principal e uma sobremesa destacando-se com todos vinhos de alta qualidade.