Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

IPEMED amplia sua atuação no Rio de Janeiro

14 de junho de 2022

IPEMED AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO RIO DE JANEIRO COM NOVA UNIDADE NA BARRA DA TIJUCA

Instituição especializada em pós-graduação médica alia educação com trabalho social, prestando atendimento gratuito à população em diversas especialidades

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2022 – Nesta quarta (15/06), a IPEMED, frente de educação continuada da Afya, inaugura unidade na Barra da Tijuca com a oferta de doze cursos de pós-graduação para médicos na modalidade presencial com certificação lato sensu, em diversas áreas de atuação, como, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e nutrologia. Com 2.400 m², a nova unidade ampliará a atuação da IPEMED no Rio, onde já contribuiu para que cerca de 500 médicos possam atuar em especialidades variadas, além de permitir que mais pessoas tenham acesso a atendimento médico especializado de forma gratuita, gerando um impacto social ainda mais relevante para a cidade.

O novo espaço também irá oferecer diversos cursos em áreas, como Dor e Medicina do Estilo de Vida com teoria remota e prática presencial, além de um vasto catálogo de workshops em Dermatologia e cursos 100% remotos com destaque para o novo curso de Pós em Oftalmologia.

Segundo Daniel Mastrangelo, diretor da unidade Rio de Janeiro, a ampliação da unidade, que antes contava com 800 m², materializa o sucesso do modelo de ensino. No ano de 2021, a base do Rio atendeu mais de 3.200 pacientes. Em 2022, com a nova estrutura, mais de 2.200 pessoas já foram atendidas de janeiro a maio, um aumento de 136% em relação ao ano anterior.

“É uma proposta que alia o ensino prático à oferta de um serviço social de alto padrão de qualidade. O médico tem a oportunidade de obter a consolidação teórica, na vivência prática, e o paciente tem a oportunidade de acessar serviços pelos quais, talvez, não tivesse condições de pagar. Estamos muito felizes em ampliar nossa atuação no Rio de Janeiro”, conta Daniel.

O modelo de prática presencial e ensino remoto é dinâmico e assertivo e tem se mostrado um sucesso em todo o Brasil. Os pacientes são atendidos pelos médicos-alunos dos cursos de especialização, acompanhados de seus preceptores e coordenadores, alguns dos mais respeitados especialistas médicos do país. Isso permite um atendimento gratuito de excelência, e a disseminação do conhecimento, gerando uma cadeia virtuosa capaz de apoiar a evolução da qualidade do serviço médico no país.

Para agendar consulta na unidade que fica localizada na Av. Armando Lombardi, 400, o paciente deve ter o encaminhamento médico e ligar para o telefone (21) 2501-5599 ou falar pelo WhatsApp no (21) 99687-2749. A unidade não tem serviço de pronto-atendimento e só presta atendimento aos pacientes previamente agendados.
MODELO DE ENSINO QUE LEVA MAIS ACESSO À SAÚDE A BRASILEIROS

O número de médicos graduados no Brasil tem crescido ano após ano, e a oferta de vagas para cursos de Residência Médica não tem acompanhado essa curva. Atualmente, limitam-se a 17 mil ao ano de acordo com a Demografia Médica de 2020, enquanto são formados 35 mil médicos por ano, aproximadamente. A necessidade da oferta de cursos adicionais de especialização e pós-graduação é evidente. Nesse sentido, a IPEMED vem oferecendo cursos de pós-graduação de alto padrão, que já formaram mais de 13.500 médicos, capazes de oferecer um serviço médico de qualidade e um atendimento alinhado aos mais modernos e eficazes tratamentos de saúde e qualidade de vida.

Hoje, o Brasil conta com cerca de 550 mil médicos em atividade e metade deles está concentrada em apenas 14 cidades, das quais 11 já contam com unidades IPEMED. Com esse movimento, a Afya leva educação especializada de qualidade a médicos de todo Brasil, inclusive do interior do país, gerando um impacto social relevante ao formar profissionais capazes de presta um atendimento especializado à população.

Para apoiar os órgãos de saúde governamentais e levar mais acesso a tratamentos especializados de saúde à população, todas as unidades IPEMED contam com ambulatórios próprios, numa estrutura que alia aulas práticas à prestação de atendimentos médicos gratuitos. Em 2021, as unidades localizadas nas principais capitais do Brasil prestaram atendimento médico a mais de 23 mil pessoas, provenientes de mais de 40 municípios parceiros.

Dos movimentos que marcaram a trajetória da Faculdade IPEMED em 2021, a expansão geográfica e o lançamento de novos cursos foram os mais importantes. A frente de educação continuada mais que duplicou sua presença no território brasileiro, inaugurando seis novas unidades, hoje, totalizando 11 centros de excelência em pós-graduação em medicina, investindo mais de R$ 28 milhões.

IPEMED, quem somos

A IPEMED é uma das três marcas mais conhecidas em pós-graduação médica, segundo pesquisa realizada pela consultoria MetrixLab. Também é uma das únicas marcas, entre as tradicionais, que se mantém estável no conhecimento dos entrevistados, frente à medição anterior e a 2 ª marca com maior potencial de crescimento para os próximos 5 anos, aumentando, de 46 para 74, sua conversão de consideração. Seu método de ensino e didática, com aulas práticas teóricas equilibradas, é considerado o seu principal diferencial.

A IPEMED recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se a primeira instituição de ensino da área da saúde, no Brasil, a receber tal selo. Essa certificação, conferida pela ONA — entidade não governamental e sem fins lucrativos, que coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) — dá destaque às entidades e instituições que oferecem qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. Assim, ao obter tal carimbo, a IPEMED reforça que o alto padrão do ensino oferecido e de sua infraestrutura.

IPEMED em números

+13.500 médicos formados

+429.000 atendimentos nos ambulatórios, nos últimos 16 anos

+ 500 médicos professores, preceptores e coordenadores, dentre os mais respeitados especialistas médicos do país

13 parcerias com sociedades médicas