Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Indicador da MAPFRE aponta relevância do Brasil para mercado segurador global

19 de março de 2019

O Serviço de Estudos da MAPFRE acabou de apresentar um novo indicador para medir o potencial do mercado de seguros no mundo. O GIP-MAPFRE é a primeira métrica internacional que apresenta os países com mais oportunidades para a indústria segurada em médio e longo prazo.

Tanto no segmento Vida quanto em Seguros Gerais, o GIP-MAPFRE é predominantemente dominado por China e Índia, entre os mercados emergentes, e por Estados Unidos e Japão, entre as nações desenvolvidas. Esses quatro países, ao lado de um grupo formado por Brasil, Indonésia e Rússia, lideraram o ranking de países mais relevantes para o setor ao longo do período 1997-2017.

Índice GIP-MAPFRE

Vida

Índice GIP-MAPFRE

Seguros Gerais

1

China

1

China

2

Estados Unidos

2

Índia

3

Índia

3

Estados Unidos

4

Japão

4

Indonésia

5

Rússia

5

Rússia

6

Indonésia

6

Japão

7

Alemanha

7

Alemanha

8

Turquia

8

Brasil

9

Brasil

9

Turquia

10

México

10

México

Publicado pela Fundación MAPFRE, o estudo conclui que o potencial de seguro é bastante concentrado, independentemente de se tratar de um mercado desenvolvido ou emergente, e que permanece semelhante desde 1997. Desta forma, é previsível que o cenário continue parecido na próxima década.

“O negócio brasileiro tem extrema importância para nossa companhia e, para nos mantermos relevantes, aproveitando as possibilidades que o país apresenta, vamos seguir com atuação focada na oferta de um portfólio completo, inovando em produtos que atendam a todas as necessidades e momentos da vida dos nossos clientes”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Regional Brasil.

GIP-MAPFRE

O GIP (Índice Global de Potencial Segurador) se baseia em estimativas do tamanho da Brecha de Proteção do Seguro (BPS) em diferentes mercados. A BPS representa a diferença entre cobertura de seguro que é economicamente necessária e benéfica para a sociedade, e o valor dessa cobertura realmente adquirida. A BPS não é um conceito estático, mas modificada em função do crescimento econômico e da população de um país, assim como do surgimento de novos riscos.

O GIP-MAPFRE é composto por sete variáveis que caracterizam as condições de convergência ou o fim da brecha de garantia: brecha de garantia inicial; penetração (prêmios de seguro/PIB); elasticidade da demanda da seguradora no período; PIB relativo per capita; nível populacional; taxa de crescimento populacional e taxa de crescimento do PIB.

O levantamento analisou 96 mercados seguradores (tanto desenvolvidos como emergentes). O estudo completo está disponível, em espanhol, no link: http://www.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/i18n/catalogo_imagenes/grupo.cmd?path=1097445.

 

Fonte: Assessoria