Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Incentivos fiscais asseguram implantação da Mercosul Motores em Alagoas

24 de dezembro de 2022

CEO da multinacional acompanhou em Maceió assinatura do decreto que autoriza benefício empresarial-industrial para multinacional.

image2.jpeg
O CEO da Mercosul Motores Elétricos, Carlos Eduardo França, participou, na manhã da quinta-feira (22), da solenidade de assinatura do decreto de incentivos fiscais que vai assegurar a implantação da unidade Mercosul Nordeste no município de Coruripe, no litoral sul de Alagoas.
Ao ser recebido pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, Carlos Eduardo França expôs que a implantação da nova fábrica vai possibilitar a ampliação dos negócios no Norte-Nordeste e acelerar o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia em Alagoas.
“É uma grande alegria para todos nós da Mercosul Motores Elétricos fechar este primeiro ciclo de um grandioso projeto que vai transformar positivamente toda uma região, a partir da instalação de uma indústria inovadora, tecnológica e sustentável que vai fornecer ao Brasil e ao mundo motores elétricos. As parcerias firmadas com o governo de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Prefeitura de Coruripe foram decisivas para escolha do estado como potencializador de inovação e tecnologia do Nordeste”, expôs Carlos Eduardo França.
De acordo com o executivo, com as obras da Mercosul Nordeste já iniciadas, a indústria começa a operar com a montagem de motores elétricos a partir de abril de 2023.
“O projeto de 5 anos será executado por etapas. Neste primeiro momento vamos contar com 30 colaboradores e ao final a estimativa é gerar cerca de 1 mil empregos em Coruripe”, explica Carlos Eduardo França.
Para o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Joseado Tonholo, a chegada da Mercosul Motores Elétricos no estado representa a possibilidade de uma reestruturação da economia.
“Este é um momento especial porque a Mercosul Motores traz para Alagoas uma empresa de alto valor agregado, baseada na produção de inovação, conhecimento e alto conteúdo tecnológico. Isso fará uma grande diferença na reestruturação econômica do estado que passa a contar com um novo setor de desenvolvimento, que gera emprego de qualidade respeitando valores sustentáveis.
Com investimentos na ordem de R$ 170 milhões a Mercosul Motores Elétricos deve impactar a economia alagoana em diversos setores. A estimativa é que no auge da operação a indústria gere no litoral sul do estado cerca de 1,5 mil empregos – entre postos de trabalho diretos e indiretos.
PRODESIN
O incentivo fiscal disponibilizado pelo governo de Alagoas aos investidores da Mercosul Motores faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), da secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e foi aprovado durante reunião com integrantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).
Entre os principais benefícios oferecidos pelo Prodesin aos investidores que buscam se instalar em Alagoas estão a redução de até 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados; e o diferimento no ICMS dos bens destinados ao ativo fixo, da matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natura.
MERCOSUL MOTORES
A Mercosul Motores Elétricos é uma indústria moderna que, no mercado brasileiro desde 2018, vem investindo na produção de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis com a fabricação de motores de indução, monofásicos e trifásicos em baixa tensão, para linha comerciais e industriais, com potencias de até 1000cv.
Todos os motores fabricados pela Mercosul Motores são 100% testados em laboratório para atender os mais exigentes testes e normas de qualidades e performance. Assim, no portfólio da indústria estão importantes dispositivos para automação industrial, a exemplo de moto-bombas, redutores de velocidade e soluções de mobilidade elétrica automotiva.
Com sede no Rio Grande do Sul, onde está instalado o parque fabril de 25.000 m², que conta com uma equipe de mais de 400 colaboradores que produz cerca de 30.000 motores mês, a Mercosul Motores Elétricos possui 70 representantes comerciais que atuam no território nacional e na América do Sul.
image3.jpegimage4.jpegimage5.jpegimage6.jpeg